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Aumente suas vendas com remarketing

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Por Danilo Fernandes* 

 

Quantas vezes você já se questionou por que 99% das pessoas que entram no seu site não finalizam uma compra? E o que você faria se tivesse uma segunda ou terceira chance de falar exatamente com esses usuários?

Hoje já existem diversas ferramentas que trabalham baseadas no comportamento desses usuários. Por não existir uma padronização, temos diversos nomes: retargeting, re-messaging, remarketing e assim por diante. No final, o objetivo é o mesmo: impactar novamente os usuários que já navegaram pelo seu site, mas não concluíram algum KPI pré-estabelecido. Aqui, iremos focar neste recurso disponibilizado pelo Google: o remarketing.

O Google Adwords conta com uma rede com milhares de sites parceiros. Essa rede é chamada de GDN ou Google Display Network. O remarketing entra exatamente nesse ponto incomum entre usuários que navegaram pelo seu site, não compraram e continuaram navegando nesses sites pertencentes à rede do Google. Importante: esse é um recurso disponível apenas para a GDN e não para as campanhas de links patrocinados no ambiente de busca do Google.

Vamos exemplificar:

Cenário: Usuário entra em uma loja virtual, navega pela categoria de informática e se interessa por notebooks da LG. Após decidir o modelo mais adequado às suas necessidades, coloca o produto no carrinho de compras, mas acaba desistindo e não finaliza a compra.

 

Solução: uma alternativa seria, através das listas de remarketing, criar um cluster de pessoas que passaram por notebooks da LG, colocaram o produto no carrinho de compras e não compraram. Com essas informações valiosas em mãos, você pode montar uma estratégia para oferecer exclusivamente para esses usuários o mesmo produto com uma mochila ou outro brinde, um modelo mais barato ou mais caro, um desconto, enfim, são diversas opções com grandes chances de converter mais um visitante em comprador.

Potencial de conversão muito maior

Existem três pontos cruciais para se ter sucesso nesse tipo de mídia:

  • Implementação – todas as páginas do site devem estar com o código do remarketing. Isso tem papel fundamental para que não exista uma lacuna na mensuração e, com isso, você acaba perdendo informações valiosas sobre o histórico de navegação dos seus visitantes;
  • Listas populadas – para que o remarketing comece a dar resultados significativos, você precisa ter criado listas ou clusters de navegação e estes precisam ter um número suficiente de usuários para que se possa ter uma comunicação dirigida mais eficaz. De nada adianta uma estratégia redonda sem um volume razoável de usuários em cada grupo de navegação criado;
  • Integração – valorizar a criação de uma cultura interna no cliente para pensar nas estratégias em conjunto com a agência. Quando se consegue essa sinergia entre a visão do marketing, o conhecimento do comercial e o suporte da tecnologia, a comunicação passa a ser muito mais assertiva, e isso resulta em muito mais vendas;

Atualmente já existem alguns recursos rodando nos EUA, que ainda estão em beta no Brasil, capazes de montar banners dinâmicos com os produtos visitados recentemente por cada usuário. Imagine o impacto no resultado quando você transforma uma ação de mídia em massa ao mostrar o mesmo banner para milhares de usuários e passa a mostrar para o “Pedro” um banner com os últimos três produtos navegados por ele em seu site e, no mesmo momento, mostrar para o “João” esse mesmo banner com os produtos de informática de que ele mais gostou. Isso é a personalização da mídia para cada usuário.

Uma estratégia bem elaborada de remarketing é capaz de multiplicar os cadastros ou as vendas originadas pelas campanhas de display com retorno qualitativo (ROI ou CPA) duas a três vezes melhor que uma campanha apenas segmentada de maneira genérica para a Rede de Display.

Pense numa ação conjunta entre as suas ações de mídia, tanto na pesquisa quanto em display, e tenha certeza de que os resultados serão representativos no curto, no médio e no longo prazo.

*Por Danilo Fernandes – Fundador e CEO da GPMídia – danilo.fernandes@gpmidia.com.br

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