Logo E-Commerce Brasil

WhatsApp e Messenger recebem três vezes mais mensagens que serviços de SMS

Por: Eduardo Mustafa

Graduado em 'Comunicação Social - Jornalismo' com experiência em negócios, comunicação, marketing e comércio eletrônico e pós-graduado em 'Jornalismo Esportivo e Gestão de Negócios'. Foi editor do portal E-Commerce Brasil, do Grupo iMasters (2015 /2016), e atualmente é executivo sênior de contas na Gume

Há quanto tempo você não envia uma mensagem SMS? Atualmente, devido à popularidade dos serviços de mensagens via internet, cada vez mais este recurso fica esquecido, e o que comprova isso são os novos números apresentados pelo Facebook na conferência de desenvolvedores da empresa, a F8.

Segundo dados da rede social de Mark Zuckerberg, o WhatsApp e o Messenger, combinados, têm mais atividade em uma base diária do que os serviços de SMS. Em números, ambos geram um total de 60 bilhões de mensagens por dia, contra apenas 20 bilhões no SMS. Os números devem continuar aumentando, uma vez que o Messenger ganhou mais 200 milhões de usuários desde o ano passado, totalizando 900 milhões de usuários ativos.

O WhatsApp, por outro lado, já lidera o ranking de serviços de mensagens mais utilizados, com 1 bilhão de contas ativas. Os dados são revelados em um bom momento para o Facebook, que liberou recentemente novidades sobre o Messenger, como o suporte à “chatbots” que oferecerão auxílio em diversas operações, como atendimento ao consumidor, transações de e-commerce e outras experiências interativas.

No entanto, nem tudo está perdido para o SMS. Segundo pesquisa da Gigacom do ano passado, o volume de mensagens de aplicações para pessoas via SMS deve continuar aumentando nos próximo anos, sendo este o novo público para esse tipo de serviço. A previsão é de que em 2018, as mensagens de empresas para pessoas físicas atinjam a marca de 2,19 trilhões ao ano.

Fonte: CanalTech