Logo E-Commerce Brasil

Webshoppers 2015: classe A/B é a que mais adquire produtos via smartphone

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

Segundo dados divulgados pela E-bit no último relatório Webshoppers, as classes A e B representam a maior parte do público consumidor no e-commerce em geral e são responsáveis por mais da metade (62%) das transações feitas nos smartphones.

Apesar disso, segundo o relatório, a participação das classes C e D cresceu 23%.  “Esse aumento se deve em grande parte ao acesso mais democrático desse público ao uso da Internet em aparelhos móveis, com preços menores tanto para os equipamentos quanto para planos de dados”, diz o relatório.

Perfil do consumidor mobile

As mulheres continuam representando 57% e a faixa etária que mais consome é a entre 35 e 49 anos (39%), seguida da faixa de 25 a 34 anos (30%) e 50 a 64 anos (20%). Entre os homens, que têm os restantes 43% de participação em compras, a faixa dos 35 a 49 anos (38%) é também a que mais consome por transações em dispositivos móveis, vindo em seguida 25 a 34 anos (30%) e 50 a 64 anos (18%). Ambos os públicos possuem um comportamento bem parecido, tendo como média de idade 40 anos. Entre as categorias mais compras por smartphones e tablets estão: cosméticos e perfumaria/cuidados pessoais/saúde (16,2% em participação), que tirou a de moda e acessórios (14,4%) do topo, colocando-a em segundo lugar.

Fonte: E-bit