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VTEX lança serviços para desenvolvimento

Por: Eduardo Mustafa

Graduado em 'Comunicação Social - Jornalismo' com experiência em negócios, comunicação, marketing e comércio eletrônico e pós-graduado em 'Jornalismo Esportivo e Gestão de Negócios'. Foi editor do portal E-Commerce Brasil, do Grupo iMasters (2015 /2016), e atualmente é executivo sênior de contas na Gume

A plataforma de e-commerce VTEX lançou dois serviços focados em desenvolvedores, o VTEX Open API e o VTEX Master Data. O Open API permite que a área de TI dos clientes faça programações e desenvolva extensões em cima da plataforma VTEX.

Já o Master Data é um serviço de banco de dados focado em operações de varejo que permite a criação de soluções não nativas na plataforma, como por exemplo: sistema de fidelidade, customizações de B2B, lojas fechadas como clubes, venda recorrente entre outros.

“Até agora, a VTEX sempre foi muito personalizável na área de front-end. Agora, passa a ser aberta também a desenvolvedores back-end. Com o sistema, há empresas criando sistemas de SAC, TMS e WMS, por exemplo”, explica Mariano Gomide de Faria, um dos fundadores e co-CEO da VTEX.

Segundo ele, empresas como C&A, O Boticário, Whirpool e Walmart Argentina já utilizam o banco de dados da VTEX para a criação de ferramentas que tem alguma relação com o e-commerce. Desde 2013, a VTEX trabalha com uma rede de parceiros para implantar, dar suporte e vender sua plataforma. Assim, criou um ecossistema de desenvolvedores e empresas especializadas.

Hoje, essa rede conta com 200 empresas, algumas delas já atuando com as ferramentas de back-end. Com a consolidação dos novos serviços, a empresa espera chegar a 1 mil parceiras. “Agora, poderão ser criadas a partir das ferramentas da VTEX sistemas que sobrevoam o varejo mas estão ligados a questões operacionais”, afirma Mariano.

Assim, a empresa passa a colaborar com áreas das organizações que vão além da plataforma direta de e-commerce. Essa pode ser uma forma de solucionar alguns problemas ainda vistos no comércio virtual pelos consumidores.

Um levantamento da plataforma de pesquisas de opinião Opinion Box e da ferramenta para gestão de pesquisas de satisfação de clientes Tracksale mostrou que nenhum e-commerce brasileiro pesquisado teve uma pontuação entre 75 e 100 no quesito de satisfação dos clientes com base na metodologia Net Promoter Score.

A Netshoes ficou com a primeira colocação no ranking, com 68 pontos, seguida pelo Submarino, com 59. A Americanas.com registrou 57 pontos. O ranking segue com Amazon Brasil, Walmart, Saraiva, Ponto Frio, Extra.com e Magazine Luiza.

O levantamento foi feito por meio de questionário online respondido por 1.848 consumidores em todo o país.

“Com as novas ferramentas, as empresas podem criar sistemas focados em áreas como logística, combate a fraudes e crédito, que podem aumentar a confiança dos clientes”, relata Mariano.

A plataforma de e-commerce VTEX é a composição de 33 sistemas apartados que possuem contratos de serviço entre eles. A infraestrutura da plataforma é modularizada e baseada na Amazon Web Services. A maioria dos dados da VTEX está armazenada em base NoSQL.

“Com o sistema modularizado, a VTEX permite que grandes corporações contrate a plataforma e estenda os serviços com tecnologia e IP próprio. Assim, ganham a velocidade e a capacidade de inovação do modelo cloud e a garantia de propriedade intelectual sobre módulos que acreditam ser estratégicos”, reforça o CEO da empresa.

Atualmente a VTEX possui mais de 1,6 mil lojas em sua plataforma em 16 países.

Em 2015, a VTEX faturou R$ 64 milhões, um crescimento de 45% em relação ao valor conquistado no ano anterior. Para 2016, a empresa pretende bater a marca de R$ 80 milhões em receita.

Há cerca de um ano, o fundo de investimentos Riverwood Capital comprou 27,7% da VTEX, que estavam nas mãos do conglomerado de mídia sul-africano Grupo Naspers. O Naspers, por meio da sua controlada Buscapé, adqurida em 2009, havia comprado a sua participação na VTEX em 2012.

Fonte: Baguete