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Visibilidade total do estoque é principal demanda no ominichannel

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

Segundo pesquisa da hybris, provedor de plataforma para comércio, o principal desafio que, atualmente, os varejistas enfrentam para atingir o próximo nível de comércio, é o da implementação apropriada de gerenciamento de pedido e estoque, que tem ultrapassado o gerenciamento de dados. Resultados mostram que para 93% dos varejistas, o sistema com visibilidade total  do estoque é a principal demanda para ter uma estratégia omnichannel, e cerca de apenas 45% consegue ter esta capacidade. Complementando, 39% fazem isso pela sincronização de sistemas por todos os canais. 

O estudo explora o impacto da nova realidade de compras, em que os consumidores esperam realizar sua experiência de compra no ambiente digital, ou melhorar sua experiência na loja física com a mobilidade digital. A pesquisa Omni-Channel Retail 2014: Double Trouble alerta sobre três pontos:

  • Os vendedores do varejo desenham uma experiência digital com objetivo duplo de transacionar mais vendas no ambiente digital e endereçar mais vendas nas lojas físicas;
  • A execução do omnichannel tem se tornado a principal prioridade para os varejistas; 53% querem permitir aos consumidores comprar, receber ou devolver um produto pelo canal de sua escolha;
  • Agilidade no atendimento dos pedidos exige mudanças nos sistemas operacionais e processos para suporte eficiente das expectativas dos consumidores em qualquer lugar e a qualquer hora.

A pesquisa também mostra que os varejistas que se destacam no mundo omnichannel  reconhecem que os universos físicos e digitais são conectados e essa compreensão é a chave para alavancar os ativos – independente de como os clientes decidem engajar. Os varejistas que reconhecem esse potencial já buscam melhorias operacionais em todos os canais para aproveitar as oportunidades de entrega no omnichannel .

A grande imagem: fechando o ciclo

Os varejistas estão trabalhando duro para atender o cliente da mesma forma por todos os canais. Enquanto no início o foco era juntar dados para obter “uma visão única do cliente”, a pesquisa mostra que agora isso foi estendido, a fim de obter mais flexibilidade na cadeia de suprimentos, pois os varejistas olham para o fechamento de todo o ciclo, para entregar uma melhor experiência ao cliente.

No entanto, conforme os varejistas procuram expandir suas estratégias de merchandising na loja para atender a promessa de uma experiência completa de omnichannel , dois fatores-chave nas organizações têm dificultado os esforços; 44% dos respondentes da pesquisa confirmaram que ainda estão inaptos a integrar o estoque e o gerenciamento de pedido em todos os canais, enquanto para 42% falta uma visão consolidada do cliente por todos os canais.

Varejistas que enfrentam esse desafio obterão a flexibilidade exigida para atender a demanda do cliente cross-channel com disponibilidade do estoque, independente do local físico.

Acesse a pesquisa em: https://www.hybris.com/en/downloads/analyst-report/rsr-omni-channel-2014/715