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Vendas online da Café Utam crescem 142% no 1º semestre

Por: Eduardo Mustafa

Graduado em 'Comunicação Social - Jornalismo' com experiência em negócios, comunicação, marketing e comércio eletrônico e pós-graduado em 'Jornalismo Esportivo e Gestão de Negócios'. Foi editor do portal E-Commerce Brasil, do Grupo iMasters (2015 /2016), e atualmente é executivo sênior de contas na Gume

Na contramão da crise da economia brasileira, o e-commerce surpreende e aponta uma trajetória de expansão. Segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o comércio eletrônico faturou só no primeiro semestre deste ano R$ 18 bilhões, com um crescimento de 16% na comparação com o mesmo período, enquanto diversos setores da indústria e do comércio físico sofrem quedas de resultados – diante de uma nova postura do consumidor. Consolidada no mercado brasileiro de café, a Café Utam também sente os efeitos da melhoria de performance da compra online e registrou um crescimento médio de 142% no primeiro semestre de 2015 na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Quando o desejo de compra envolve o produto café, os consumidores que não gostam de sair de casa na hora de escolher o melhor blend, o sabor, a marca e forma de consumo, elegem as cápsulas monodoses como preferenciais. O perfil deste público é voltado para a praticidade, a funcionalidade e a necessidade de se consumir um produto de alta qualidade do mercado gourmet. Atenta a esse novo padrão de comportamento, a Utam investiu na sua linha Utam Uno e nas ferramentas do comércio eletrônico para expandir a sua consolidação, bem como impulsionar suas vendas.

Segundo a diretora da Utam, Ana Carolina Soares de Carvalho, a postura competitiva que a empresa adotou para o mercado de single cup coffee também migrou para as estratégias de vendas online. A executiva explica que em toda sua trajetória de atuação, um dos traços marcantes do DNA da Utam sempre foi o pioneirismo. “Esse mesmo perfil foi atribuído à linha Utam Uno e às estratégias de vendas pela internet”.

A diretora revela que o consumidor internauta é ainda mais exigente e busca cápsulas de sabor pleno. Ela acredita que o crescimento das vendas online é um reflexo desta necessidade de consumo. A diretora observa que a linha Utam Uno também se destaca de seus concorrentes no varejo ao trazer cápsulas importadas com grãos selecionados em diversos países, para formação de blendings exclusivos de alta qualidade. “Nossas cápsulas permitem a experiência de se provar, por exemplo, um café colombiano blendado a um café angolano, como é o caso do Utam Uno Intenso, o que atrai consumidores de diversas localidades do país e até do exterior”, explica.

Loja Online
Em agosto deste ano, a loja virtual Utam completou dois anos de funcionamento e alcançou uma expansão total de 434% das vendas – desde sua inauguração. No espaço, o usuário pode encontrar todos os produtos oferecidos pela marca, desde os cafés moídos tradicionais, até cafeteiras, máquinas de espresso, acessórios, acompanhamentos e toda a linha Utam Uno de cápsulas monodoses e ainda encontra kits com promoções especiais.

Lançada também em 2013, a linha Utam Uno é a mais procurada pelos que visitam o e-commerce da empresa. Somente neste ano, os produtos relacionados aos cafés em cápsulas monodoses foram responsáveis por aproximadamente 57,5% do total de vendas. Esse dado é para a equipe diretiva um reflexo do aumento da procura do internauta por um café de qualidade, atrelado a conceitos como praticidade, conveniência e qualidade. E mais: indica que as pessoas estão querendo consumir o melhor do café nacional, sem sair de casa. De acordo com a visão da executiva Ana Carolina Soares de Carvalho, este consumidor tem maior poder de decisão, de interatividade com a empresa e delineia melhor o seu processo de escolha, já que pesquisa muito mais antes de consolidar sua compra.

Sobre o perfil deste público crescente não há dúvidas: os jovens são o que estão mais acostumados a fazer operações no ambiente online. “Esse tipo de público também se interessa mais pelos cafés em cápsulas, pois prezam pela agilidade tanto da compra quanto do feitio do café, mas sem deixar de lado o sabor do produto”, completa a diretora.