Logo E-Commerce Brasil

Vendas globais de smartphones sobem 20,3% no terceiro trimestre

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

Segundo o Gartner, foram comercializados 301 milhões de aparelhos

De acordo com o Gartner, as vendas de smartphones subiram 20,3% no terceiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2013, e chegaram a 301 milhões de unidades em todo o mundo. O movimento contrastou com o volume comercializado de telefones celulares em geral, que ficou praticamente estável em 455,8 milhões.

O desempenho melhorou principalmente nos mercados emergentes. No Leste Europeu e na região que compreende Oriente Médio e África, o crescimento nas vendas de smartphones foi próximo de 50%. Nos Estados Unidos, com o lançamento do iPhone 6, a alta foi de 18,9%.

A pesquisa revelou que a Samsung continuou líder do mercado mundial de smartphones. Contudo, a empresa vendeu 8,9% menos aparelhos no trimestre, ou 73,2 milhões de unidades, e sua participação caiu de 32,1% para 24,4% em um ano.

Por outro lado, a Apple viu um salto nas vendas devido à sexta edição de seu dispositivo móvel: o incremento foi de 25,9%, para 38,2 milhões de iPhones. A fatia do mercado que a empresa controla passou de 12,1% para 12,7%. O desempenho da chinesa Huawei também melhorou, com avanço de 36,6% nas vendas, para 15,9 milhões de aparelhos, e participação subindo de 4,7% para 5,3%.

Apesar da menor demanda por produtos da Samsung, a escalada da Huawei e de outras fabricantes menores fortaleceu ainda mais a liderança do Android como o sistema operacional móvel preferido. No total, 83,1% dos smartphones vendidos entre julho e setembro utilizavam o software, contra 12,7% que preferiram o iOS, da Apple.

Fonte: G1