Logo E-Commerce Brasil

Venda de usados torna-se alternativa para aumentar o orçamento no Natal

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

Cerca de 64% dos brasileiros pretendem reduzir os orçamentos com compras de Natal neste ano, em comparação com 2014, de acordo com um estudo conduzido pela OLX, com 2.725 usuários da plataforma, entre 30 de novembro e 03 de dezembro. O levantamento identificou ainda que 63% dos entrevistados planejam vender itens usados na plataforma para aumentar o orçamento para os presentes e a festa natalina.

De acordo com o estudo, 43% dos entrevistados planejam gastar até R$ 50,00, em média, por presente de Natal. Além disso, 46% planejam comprar itens usados na plataforma como parte dos presentes natalinos e, entre esses, a principal motivação, citada por 64%, seria a de economizar dinheiro, enquanto que 29% indicaram que pode representar uma forma de comprar um produto usado de qualidade e que não teriam condições de adquirir novo.

image003

“O cenário de desaceleração da economia tem levado as pessoas a repensarem seus hábitos de consumo. Essa pesquisa confirma que os brasileiros não só planejam gastar menos com as compras de Natal como também têm buscado formas de consumo mais conscientes, ao vender itens usados na OLX para comprar um produto novo ou, ainda, adquirindo produtos usados de boa qualidade para dar de presente”, afirma Andries Oudshoorn, CEO da OLX Brasil. “Essa tendência de consumo consciente já é algo bastante difundido em outros países desenvolvidos, onde há um uso massivo de classificados online, e começa agora a ganhar força também no Brasil”, acrescenta.

A pesquisa da OLX mostra ainda que 83% dos entrevistados afirmam ter produtos em casa usados que poderiam ser vendidos na OLX. Entre os itens com mais potencial de vendas, 31% citaram que possuem artigos para casa, 29% eletrônicos e celulares e 20% veículos.

Como forma de incentivar a cultura de compra e venda de usados, a OLX acaba de lançar uma campanha interativa no YouTube, batizada de Natal Felizão. Desenvolvida pela Blinks, em parceria com o Google e pela produtora Santa, a principal ação do Natal Felizão é um filme interativo, disponível no hotsite da campanha natalOLX.com.br. No vídeo, os pais entregam um presente de Natal ao filho que fica decepcionado ao abrir o embrulho e deparar-se com um conjunto de cuecas bege de presente. A partir daí, o filho pede para que o internauta ajude a melhorar a festa da família, interagindo com a ação, por meio de um smartphone.

Ainda como parte da campanha Natal Felizão, a OLX lançou uma calculadora virtual, hospedada no mesmo hotsite, que calcula automaticamente o valor de itens que estão sem uso e que poderiam ser vendidos. Para isso, basta que o usuário coloque o quanto gostaria de gastar com as festas de final de ano e selecionar itens que tem intenção de vender na plataforma colocando somente a descrição do produto e, imediatamente, a calculadora fornece um valor médio ao fazer uma comparação com os itens de anúncios semelhantes, que estão ativos na OLX.

Mercado potencial de R$ 105 bilhões

De acordo com uma recente pesquisa do IBOPE, encomendada pela OLX, o mercado de classificados online no Brasil tem o potencial de movimentar cerca de R$ 105 bilhões e, em média, as pessoas têm cerca de R$ 1,8 mil em produtos usados em casa que poderiam ser vendidos na internet.

“Desde a fundação da OLX no Brasil, a empresa tem trabalhado na disseminação da cultura de compra e venda de usados na internet entre os brasileiros, como parte de uma nova forma de consumo consciente”, pontua o CEO da OLX Brasil, a qual tem hoje cerca de 12 milhões de anúncios ativos, com uma média diária de 120 milhões de pageviews e 477 mil contatos entre compradores e vendedores. Atualmente, 60% das transações na plataforma são realizadas por meio do aplicativo para dispositivos móveis.