Nas contas da Abinee, a associação da indústria elétrica e eletrônica, a venda de tablets está em ritmo acelerado no país. Com base em números da consultoria IDC, a entidade calcula que foram vendidos 4,7 milhões de computadores no primeiro trimestre deste ano, com destaque para as modernas traquitanas de tela sensível ao toque: os tablets tiveram alta de 164%.
Segundo a Abinee, entre janeiro e março foram vendidas 1,3 milhão de unidades. “Este resultado dos três primeiros meses de 2013 é superior ao total comercializado em todo o ano de 2011 (1,1 milhão)”, lembra nota da associação de fabricantes.
No mesmo período, a conta é de que foram vendidos 1,86 milhão de notebooks e 1,55 milhão de desktops, mantendo a tendência mundial de queda na participação dos computadores de mesa, com crescimento dos dispositivos portáteis.
O resultado das vendas significa que o mercado de informática no primeiro trimestre foi liderado pelos notebooks, com 39%, seguidos pelos desktops, com 32,9% e enfim os tablets, com 27,6%. Esses últimos, no entanto, vêm em nítida trajetória de crescimento.
Segundo a consultoria IDC, em todo o mundo devem ser vendidos 229,3 milhões de tablets este ano, o que significa um crescimento de 58,7% sobre 2012. A venda de computadores de mesa deve chegar a 322 milhões, número 7,8% menor que o do ano passado. A IDC acredita que até 2015 serão vendidos mais tablets do que PCs.
Por: Convergência Digital com informações da Abinee