Logo E-Commerce Brasil

Venda de PCs deve continuar em baixa com queda de 1,3% em 2013, diz IDC

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

As vendas de PCs em todo o mundo caíram em 2012, algo que não ocorria em mais de 10 anos, e espera-se que a tendência continue neste ano, segundo previsão da empresa de pesquisa IDC, divulgada na segunda-feira (4/3).

As vendas mundiais de computadores estão projetadas para cair 1,3% este ano, disse a IDC em um comunicado. Apesar de representar uma queda, o número seria uma ligeira recuperação em relação a 2012, quando as vendas de PCs caíram 3,7%.

A empresa de análises citou a crescente adoção de tablets e a não realização de upgrades em PCs (porque as pessoas não querem migrar para o Windows 8) como as principais causas da queda.

O Windows 8, lançado em outubro passado, não conseguiu ajudar o mercado de PCs no quarto trimestre de 2012 e essa tendência continuará, disse a IDC.

O novo sistema operacional da Microsoft é otimizado para o toque, mas a falta de máquinas táteis e os preços elevados interferiram na demanda do quarto trimestre do ano passado.

A demanda de computadores que se aproveitam dos recursos do Windows 8 continuará limitada, o que prejudicará as vendas no primeiro semestre de 2013, segundo a IDC.

No entanto, a empresa de análises projetou um crescimento positivo para o segundo semestre, com uma maior aceitação do Windows 8 e o abastecimento de PCs voltando ao normal. Vale lembrar que o suporte para o Windows XP termina no final deste ano, o que pode levar algumas empresas a atualizar suas máquinas, segundo a IDC.

A Intel está apoiando o conceito de ultrabooks, uma nova categoria de notebooks finos e leves com características de tablets, como uma maneira de “rejuvenescer” o mercado de PCs. A empresa tem investido milhões de dólares no desenvolvimento de componentes para ultrabooks, tais como telas sensíveis ao toque, com o objetivo de diminuir o preço desses laptops.

As vendas de computadores em mercados emergentes irão crescer 0,6% em 2013, e diminuirão em mercados maduros 4%, segundo a IDC.

Com informações de IDGNow!