O mercado de livros, que já vinha sofrendo queda com a perca de forças das livrarias físicas, também foi abalado pela chegada da pandemia do novo coronavírus no Brasil. É o que mostra a pesquisa Painel do Varejo de Livros no Brasil, com dados apurados pela Nielsen. Segundo os números, a mercadoria despencou em 40% nas vendas de março.
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De acordo com a pesquisa, foram vendidos 2,82 milhões de livros e o faturamento total foi de R$ 128,63 milhões, o que representa uma queda de 4,09% em volume e 4,44% em valor, quando comparado com março de 2019.
“O terceiro período já experimenta o impacto da pandemia e mais uma vez o mercado editorial vê a interrupção da retomada do crescimento em função de um evento alheio”, disse o o gestor da Nielsen Bookscan, Ismael Borges.
Os números da pesquisa se referem a vendas de livros pelas livrarias, supermercados e pelo comércio eletrônico. Em todos os meios houve registro de quedas.
Informações retiradas do Estado de S. Paulo.