Logo E-Commerce Brasil

Venda de computadores despenca 26% em 2014

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

A venda de computadores foi 26% menor no ano passado. Ao todo foram comercializados 10,3 milhões de PCs em 2014, sendo 4 milhões de desktops e os demais notebooks. Vistos separadamente, os computadores de mesa tiveram queda de 31% nas vendas. Os portáteis, de 22%. Os números são da consultoria IDC.

“Tradicionalmente, março é um mês muito positivo para o mercado de PCs, porém, o Carnaval adiado fez com que o 1º trimestre fosse muito negativo em vendas. Logo em seguida houve a Copa do Mundo e os varejistas focaram em outras categorias de produtos, diz o analista da IDC Brasil, Pedro Hagge.

Entre outubro e dezembro do ano passado foram vendidos cerca de 2,7 milhões de PCs, queda de 25% na comparação com o 4º trimestre de 2013 e alta de 3% na comparação com o 3º trimestre de 2014. O total compreende 966 mil desktops e 1,7 milhão de notebooks.

Na comparação com o 4º trimestre de 2013, houve queda de 29% em desktops e 21% no mercado de notebooks. Os números do 4º trimestre estão de acordo com as projeções da IDC Brasil, que, ao contrário de anos anteriores, já previa um desaquecimento das vendas no período.

“Os volumes do 4º trimestre têm sido cada vez mais impactados pela Black Friday. Os varejistas estão comprando e estocando os produtos já em setembro e a tendência é não termos mais um 4º trimestre forte como em anos anteriores”, acredita Hagge.

Para 2015, nova queda, ainda que menos intensa do que a do ano passado. A IDC Brasil projeta recuo de 3% do mercado de PCs no Brasil. A avaliação é de que a alta do dólar vai dificultar a recuperação – em algumas lojas, os preços já estão de 15 a 20% mais caros do que custavam há seis meses.

Fonte: Convergência Digital