O mercado global de tablets sofreu seu primeiro revés ao ver o número de vendas diminuir 3,2% entre o quarto trimestre de 2013 e o de 2014, de acordo com dados da IDC.
Nos últimos três meses do ano foram comercializadas 76,1 milhões de unidades, segundo a consultoria. Embora seja um número menor que o do ano anterior, o balanço de 2014 como um todo foi positivo, com uma venda de 229,6 milhões que representa crescimento de 4,4%.
Até agora o setor tem sido carregado pela Apple e pela Samsung, sendo que a primeira ainda não teve sua liderança ameaçada. No último trimestre, a Apple entregou 21,4 milhões de iPads, concentrando 28,1% das vendas. Já a Samsung vendeu 11 milhões de unidades, também segura na segunda posição com 14,5% de participação.
Lenovo, com 4,8% do mercado, Asus (4%) e Amazon (2,3) completam o top cinco – e só a Lenovo cresceu entre 2013 e 2014.
Marca |
4T14 |
4T14 |
4T13 |
4T13 |
Crescimento |
|||||||
1. Apple | 21.4 | 28.1 | % | 26.0 | 33.1 | % | -17.8 | % | ||||
2. Samsung | 11.0 | 14.5 | % | 13.5 | 17.2 | % | -18.4 | % | ||||
3. Lenovo | 3.7 | 4.8 | % | 3.4 | 4.3 | % | 9.1 | % | ||||
4. ASUS | 3.0 | 4.0 | % | 4.0 | 5.1 | % | -24.9 | % | ||||
5. Amazon.com | 1.7 | 2.3 | % | 5.8 | 7.4 | % | -69.9 | % | ||||
Outras | 35.2 | 46.2 | % | 25.8 | 32.8 | % | 36.2 | % | ||||
Total | 76.1 | 100.0 | % | 78.6 | 100.0 | % | -3.2 | % |
Fonte: Olhar Digital