Logo E-Commerce Brasil

Venda anual de tablets cai pela primeira vez

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

O mercado global de tablets sofreu seu primeiro revés ao ver o número de vendas diminuir 3,2% entre o quarto trimestre de 2013 e o de 2014, de acordo com dados da IDC.

Nos últimos três meses do ano foram comercializadas 76,1 milhões de unidades, segundo a consultoria. Embora seja um número menor que o do ano anterior, o balanço de 2014 como um todo foi positivo, com uma venda de 229,6 milhões que representa crescimento de 4,4%.

Até agora o setor tem sido carregado pela Apple e pela Samsung, sendo que a primeira ainda não teve sua liderança ameaçada. No último trimestre, a Apple entregou 21,4 milhões de iPads, concentrando 28,1% das vendas. Já a Samsung vendeu 11 milhões de unidades, também segura na segunda posição com 14,5% de participação.

Lenovo, com 4,8% do mercado, Asus (4%) e Amazon (2,3) completam o top cinco – e só a Lenovo cresceu entre 2013 e 2014.

Marca

4T14

4T14
Share

4T13

4T13
Share

Crescimento
anual 

1. Apple 21.4 28.1 % 26.0 33.1 % -17.8 %
2. Samsung 11.0 14.5 % 13.5 17.2 % -18.4 %
3. Lenovo 3.7 4.8 % 3.4 4.3 % 9.1 %
4. ASUS 3.0 4.0 % 4.0 5.1 % -24.9 %
5. Amazon.com 1.7 2.3 % 5.8 7.4 % -69.9 %
Outras 35.2 46.2 % 25.8 32.8 % 36.2 %
Total 76.1 100.0 % 78.6 100.0 % -3.2 %

Fonte: Olhar Digital