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Varejo volta a crescer em março, segundo Índice Seed

Por: Eduardo Mustafa

Graduado em 'Comunicação Social - Jornalismo' com experiência em negócios, comunicação, marketing e comércio eletrônico e pós-graduado em 'Jornalismo Esportivo e Gestão de Negócios'. Foi editor do portal E-Commerce Brasil, do Grupo iMasters (2015 /2016), e atualmente é executivo sênior de contas na Gume

De acordo “Índice SEED de Varejo”, levantamento realizado pela Seed, em março, o fluxo de visitantes em estabelecimentos de shoppings e de rua cresceu 4,3%em relação a fevereiro. Um dos principais fatores desse crescimento é o feriado da Páscoa. De acordo com o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) e da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) 42% dos brasileiros compraram chocolates para comemorar o feriado.

Essa movimentação do varejo fez com que março apresentasse um aumento no fluxo de pessoas, impactando em um crescimento nas lojas de rua de 5,7% e 4,3% nas lojas de shopping (em fevereiro houve uma retração de 25% nas lojas de shopping e 13% nas lojas de rua), de acordo com o Índice Seed.

“Datas comemorativas como a Páscoa tendem a movimentar o consumo dos brasileiros, que mesmo enfrentando a crise, diminuem o desembolso mas não deixam de presentear”, diz Camila Seguchi, head de insights da Seed Digital.

Metodologia do levantamento
O “Índice SEED de Varejo”, que analisa o fluxo de pessoas em lojas de rua e shopping, é calculado automaticamente por meio da ferramenta da SEED implantada em seus clientes. A tecnologia da empresa, que conta com sensores de contagem de pessoas nas entradas dos estabelecimentos, permite uma série de analises baseadas na contagem de pessoas que entram nas lojas. Os números apresentados no levantamento são a consolidação das informações dos clientes agrupados entre lojas de shoppings e lojas de rua, apresentando informações consolidadas sobre eletroeletrônicos, perfumaria, brinquedos, ótica, moda e artigos esportivos.

Por meio da contagem de pessoas, é possível identificar os períodos com maior e menor movimento ao longo dos dias e horários. A ferramenta calcula informações como: número de visitantes por hora, horários de pico e baixa e faz a comparação de fluxo analisando os períodos.9 dicas infalíveis para vender mais no Dia das Mães