Estudo da Motorola Solutions na AL aponta que 65% dos consumidores acredita que vendedores com tablets oferecem melhor atendimento
Um estudo de comportamento de consumo na América Latina feito pela Motorola Solutions, indicou que 83% dos gerentes de lojas varejistas acreditam que o uso de tablets ajudará a oferecer um serviço mais rápido e eficiente para o consumidor.
A maioria dos clientes (65%), por seu lado, considera que um vendedor equipado com um tablet influencia positivamente na experiência da compra. O motivo principal é o acesso mais rápido e em tempor real às informações sobre os produtos procurados.
O estudo foi feito no Brasil e México, no final de 2012, durante o período de compras de de final de ano e envolveu mais de 430 consumidores e 115 gerentes de lojas dos dois países.
Velocidade na resposta parece ser fundamental na hora de fechar a venda. Dos gestores de loja ouvidos na pesquisa, 77% indicaram que vendedores precisam de dados em tempo real para garantir a satisfação do cliente. Segundo a pesquisa, 2 em cada 5 consumidores estariam dispostos a gastar até 50% a mais em lojas que oferecessem melhor serviço de atendimento e informações mais rápidas sobre produtos, preços e disponibilidade.
Segundo a pesquisa, as lojas chegam a perder 62% das vendas por conta de um atendimento mal sucedido. E só 38% dos clientes que deixam uma loja sem fazer a compra decidem retornar ao mesmo local para completar. 47% dos consumidores vai terminar a compra no concorrente.
“Quando se trata de atender aos consumidores, fatores como o tempo, a velocidade e as informações fornecidas são fundamentais para a decisão de compra. Os tablets oferecem essas características, por isso a importância de adaptá-los nas lojas como ferramentas de apoio para os vendedores, habilitando-os a melhorar substancialmente a experiência de compra”, diz Miguel Martinez Noguerol, vice-presidente Corporativo de Vendas e Operações, América Latina e Caribe
Por: IDG now