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Uso de internet dispara no Brasil, diz estudo global

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

A penetração da internet aumentou 33% no terceiro trimestre de 2014, segundo uma pesquisa da Akamai, uma tendência que cresce fomentada pelo aumento da aquisição de dispositivos móveis e celulares no Brasil. Os Estados Unidos ainda lideram o número de endereços únicos de IPv4 (tecnologia que permite que nossos aparelhos conectem à internet, seja qual for o tipo de gadget) e são seguidos pela China e depois Brasil.

A pesquisa da Akamai mediu o crescimento de “endereços únicos IPv4” em todo o mundo. No Brasil, o número de endereços únicos IPv4 chegaram a aproximadamente 45.5 milhões no terceiro trimestre de 2014, um crescimento de 3.1% em relação ao trimestre anterior – índices que colocam o Brasil como o país que mais cresce entre os 10 países com mais endereços únicos.

Apesar da Akamai não revelar uma explicação para esse crescimento rápido do número de consumidores acessando a web no Brasil, especialistas dizem que esses consumidores têm acesso a tipos mais baratos de smartphones conectados, geralmente comprados de sites chineses por valores muitas vezes inferiores a %50 dólares nos últimos anos, desde que o governo reduziu as taxas de serviço wireless.

A penetração do uso de mobile e aparelhos celulares foi estimada em 75.9% em 2014 no país, embora a porcentagem dos consumidores com smartphones ainda seja relativamente baixa, 20.3%, de acordo com uma pesquisa de mercado da eMarketer. Em 2018, contudo, a eMarketer estima que metade da população brasileira vai ter acesso à internet via smartphone.

O crescimento do acesso à internet está ajudando a direcionar rapidamente o crescimento das vendas online no Brasil. No final de 2014, por exemplo, o eMarketer previu que as vendas online no Brasil iam crescer 22% no ano, alcançando $16.28 bilhões de dólares. A estimativa quase coincidiu com os 22.2% da média de crescimento das vendas globais no online em 2014. Números que ajudam a entender porque os maiores varejistas do mundo como a Amazon e o Walmart estão trabalhando para expandirem seus negócios no e-commerce no Brasil.

Mundialmente, existem mais de 760.6 milhões de endereços únicos (IPv4), segundo a Akamai, números que tendem a diminuir a medida que mais transportadoras tentam conservar o “limite de endereços IPv4”, migrando para o IPv6 ou usando outros métodos. Veja a lista completa dos 10 países com endereços únidos de IPv4 durante o terceiro trimestre e as porcentagens de crescimento ou redução:

• Estados Unidos: 156.8 milhões, -1.1%

• China: 122.1 milhões,  5.9%

• Brasil, 45.5 milhões, 33%

• Japão, 40.7 milhões, 1.6%

• Alemanha, 36.8 milhões, 0.0%

• França, 28.3 milhões, 4.1%

• Reino Unido, 26.7 milhões, -8.2%

• South Korea, 20.7 milhões, -2.2%

• Italy, 18.6 milhões, -2.9%

• Russia, 18.6 milhões, 5.8%

A pesquisa da Akamai também listou os países que são os maiores alvos de “DDos” (Distribuited-Denial-Of-Service). O ataque DDoS acontece quando criminosos tentam invadir um site offline enviando um grande volume de tráfego. É distribuído porque o ataque-tráfego vieram de muitos computadores, geralmente centenas, controlados por criminosos através de softwares que invadem clandestinamente os PC’s de consumidores. A Akami disse que esses ataques vieram de 201 países e regiões – um aumento de 25% em relação ao trimestre anterior. Clientes Akamai foram vítimas de 270 ataques como esse no terceiro trimestre de 2014.

Com informações de: Internet Retailer