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UOL apresenta os resultados do Impulso Digital

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

Após dez meses de muito trabalho e de bastante aprendizado, o projeto gratuito Impulso Digital (uol.com.br/impulso), o primeiro reality show no Brasil voltado exclusivamente para empreendedorismo digital, idealizado pelo UOL e-commerce chegou ao fim. Porém, para Alcyr da Silva Ferreira Neto, empresário e personagem principal do reality, o término do reality show significa um novo começo.

Ao longo do ano, Neto, que antes de participar do projeto não estava obtendo o resultado esperado com seu e-commerce, contou com a consultoria de mais de 35 especialistas das mais diversas áreas relacionadas ao seu negócio e, com isso, conseguiu perceber quais estratégias estavam dando errado. “Com a ajuda do Impulso, consegui aumentar as minhas vendas em 20% e ainda tive o melhor Natal da Empório desde que abrimos a loja virtual”, revela Neto.

Além do aumento nos lucros da loja, o empresário também passou a economizar dinheiro. Com os aprendizados, ele passou a economizar cerca de R$ 150.000 anualmente. Neto também aprendeu a trabalhar sua marca na web, traçando estratégias de mercado, utilizando ferramentas próprias para lojas virtuais e, assim, conseguiu fidelizar seus clientes.

“Em dez meses, produzimos 45 vídeos, 10 e-books, quatro webinars e dezenas de infográficos e planilhas que ajudaram não só o Neto, mas todos os empreendedores que tiveram acesso ao projeto. Foram quase meio milhão de visualizações no YouTube. Estes números só mostram que o nosso objetivo foi atingido”, afirma Bruno Torres, gerente geral de marketing online do UOL.

“O Impulso Digital mostrou que mesmo em tempos de crise, em que a economia entrou oficialmente em recessão, o Neto conseguiu obter um aumento relevante em suas vendas”, complementa Ricardo Dutra, diretor geral do UOL. “Com o Impulso Digital conseguimos mostrar que o e-commerce é uma das melhores maneiras do empreendedor conseguir crescer e atingir o sucesso no seu próprio negócio, independentemente do cenário econômico”, finaliza.

Conheça abaixo os detalhes dos aprendizados do Neto:

– Aprendeu a fazer a curva ABC e identificou quais são os produtos mais estratégicos para o Empório do Lazer;

– Aprendeu a identificar melhor o perfil de seus clientes com a definição de persona e o mapa da jornada do cliente;

– Aprendeu que as transportadoras com atuação regional podem ser uma alternativa para ter frete mais competitivo;

– Deixou de oferecer frete grátis para todas as regiões, prática que trazia prejuízos em casos de regiões mais distantes;

– Passou a atribuir funções mais claras para os funcionários, que faziam de tudo, e ganhou eficiência na operação;

– Colocou suas finanças em ordem e tem uma visão mais clara de curto e longo prazo dos resultados do negócio;

– Passou a economizar 1 mil reais por mês nas contas da empresa e 500 reais por mês nas contas pessoais identificando gastos supérfluos com a ajuda das planilhas. Esse dinheiro será reinvestido em melhorias na empresa;

– Definiu um pró-labore e uma data para receber seu salário e deixou de fazer saques aleatórios e pagar contas pessoais na conta da empresa. Deixou de misturar as finanças pessoais com as da empresa, erro muito comum entre os empreendedores;

– Aprendeu a definir melhor seus preços, levando em conta todos os custos “escondidos” do negócio e a margem mínima necessária para ter uma operação lucrativa. Mudou o preço de itens que davam prejuízo. Exemplo: a máquina de gelo era vendida por R$ 5.000, mas na ponta do lápis não dava lucro;

– Aprendeu a agrupar seus produtos em kits e fazer ofertas de produtos relacionados para combinar produtos com alto volume de venda, mas com pouca margem, com aqueles que saem menos mas oferecem mais lucro, aumentando assim o tíquete médio e garantindo uma melhor margem por pedido;

– Aprendeu que entrar na guerra de preços acaba com a lucratividade e pode acabar matando o negócio;

– Aprendeu a analisar melhor seus concorrentes e identificar qual é o seu diferencial para competir com eles;

– Combinando as análises de margem com a Curva ABC, identificou produtos encalhados no estoque e vai fazer uma liquidação. Estima que vai levantar de R$ 50 mil a R$ 60 mil com a ação.