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Tudo para melhorar a experiência de compra

Por: Eduardo Mustafa

Graduado em 'Comunicação Social - Jornalismo' com experiência em negócios, comunicação, marketing e comércio eletrônico e pós-graduado em 'Jornalismo Esportivo e Gestão de Negócios'. Foi editor do portal E-Commerce Brasil, do Grupo iMasters (2015 /2016), e atualmente é executivo sênior de contas na Gume

A NRF Big Show 2016 terminou, mas os trabalhos dos varejistas brasileiros estão só começando. A feira de tendências e discussões sobre o Varejo acontece anualmente em Nova York e traz diversos insights do que pode ser aplicado no Brasil. A referência serve tanto para as empresas de Varejo quanto para os players de tecnologia.

Na visão de Andréia Rebelo, diretora-executiva da Resource IT, mobilidade, analytics, nuvem e mídias sociais foram os temas tecnológicos mais abordados nesta edição. “Essas pautas já são conhecidas no Varejo brasileiro. Um ponto de destaque como primeira onda é a fortificação das soluções móveis que tendem a aproximar o relacionamento entre varejista e consumidor final proporcionando uma experiência de consumo rápida, fácil e diferenciada”, pontua Andréia.

Segundo ela, um exemplo dessa aplicabilidade é quando o cliente está dentro da loja e no seu próprio celular consegue visualizar o produto que deseja, ser direcionado para a gôndola correta e realizar a compra de maneira prática e assertiva. “A Resource IT está desenvolvendo, em conjunto com um importante cliente varejista, uma transformação inovadora em suas lojas, que terão atendimento baseado em tablets e smartphones, retirando os caixas fixos e abrindo mais espaços para mercadoria, além de ampliar os locais de convivência com os consumidores finais”, acrescenta a executiva sem poder dizer o nome da varejista.

Nova geração
Outro ponto que foi muito comentado na NRF deste ano é o desafio do Varejo atender às demandas dos milennials, a geração de jovens que nasceram entre os anos 80 e início de 2000. Esses consumidores buscam mais que uma marca, mas uma empresa com responsabilidade social e sustentável, com um propósito diferenciado. Eles também amam a tecnologia e buscam experiências únicas no processo de compra.

“As empresas que implantarem soluções com esses diferenciais, sem dúvida, terão mais sucesso. Podemos citar a questão do ominichannel, que exige unificar as informações de todos os canais de venda e de qualquer forma de relacionamento com o cliente, demandando uma visão global do seu público, para conhecê-lo mais a cada dia, proporcionando a oferta diferenciada”, explica Andréia.

De acordo com a executiva, como a Resource IT tem presença no Vale do Silício, a oferta de soluções para o mercado varejista no Brasil traz um diferencial, pois as tendências estão mapeadas de acordo com o perfil dos varejistas. As ferramentas Bring To Monitoring e Bring To Automation foram apresentadas na NRF e estão disponíveis para a contratação no modelo cloud.

Durante a Black Friday, por exemplo, um varejista consegue atuar proativamente com o seu e-commerce, prevendo possíveis gaps e proporcionando uma experiência positiva para o consumidor. Essa ferramenta pode agregar com diversas outras funcionalidades para uma melhor relação com o usuário, seja ele final ou não. “O varejo brasileiro não deixa a desejar em relação ao mercado norte-americano, mas precisamos aprender a usar, cada vez mais, a tecnologia como instrumento de aproximação com as pessoas, gerando relações transparentes no dia-a-dia”, completa Andréia.

Fonte: Decision Report