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Tudo começa com uma escolha: construindo experiências personalizadas com a Nespresso

Por: Helena Canhoni

Jornalista

Bacharel em Comunicação Social pela ESPM. Experiência em tráfego pago, cobertura de eventos, planejamento de marketing e mídias sociais.

Fernanda Mellone, executiva da Nespresso no Grocery & Drinks 2024
Imagem: Fernanda Mellone, customer experience e intelligence da Nespresso, no Grocery & Drinks 2024/Imagem: Ruan Carlos

Fernanda Mellone, customer experience e intelligence da Nespresso, sobe ao palco no Congresso Grocery & Drinks para chamar a atenção do público sobre o diferencial do sistema de martech e como incrementar a personalização de experiências. 

Começando em 1986, Mellone conta a história da marca e como, com o passar do tempo, as experiências precisavam ser desenvolvidas visando uma maior proximidade com o público e humanização. Segundo a executiva, “quanto mais opções de sabores de café, por exemplo, há maiores públicos para serem atingidos”. 

Cliente é a centralidade na estratégia de negócios

Detalhando a relevância de entender a fundo os clientes, Fernanda avalia como o customer centricity funciona. Não basta apenas colocar o cliente no centro, é preciso desenvolver pontos de ativação, estratégias e planos de marketing compreendendo e coletando os dados do consumidor. 

Exemplificando, Mellone comenta o uso de um clube de membros como estratégia. 

Na Nespresso, para se juntar a um clube é necessário comprar cápsulas. Já a venda destas acontece, somente, em canais próprios. É através desse controle que a marca consegue coletar e monitorar as preferências do cliente – acompanhando a frequência de compra, sabores favoritos, entregas e entre outros. 

Porém, a executiva ressalta: “não adianta conhecer o cliente, sem apresentar uma excelência na execução”. A linearidade entre as comunicações e o produto devem ser mantidos com excelência em todos os pontos de venda, justifica. 

Para alcançar esses objetivos, a palestrante apresenta uma snake de marketing operacional trazendo 6 pontos para o desenvolvimento de uma estratégia com o cliente no centro: estratégia, projeto, teste, implementação, lançamento e acompanhamento (tracking).

Através desse pontos, alguns dos possíveis resultados são: 

  • Potencializar o brand experience;
  • Otimização e assertividade nas comunicações;
  • Acompanhando em tempo real de resultados; 
  • Segmentações mais complexas; e
  • Omnichannel com personalização em escala.

Finalizando, Mellone afirma: “hoje, o termo martech é a junção entre estratégia e execução da empresa”.