Logo E-Commerce Brasil

Transações por dispositivos móveis já alcançam 50% em mercados específicos

Por: Eduardo Mustafa

Graduado em 'Comunicação Social - Jornalismo' com experiência em negócios, comunicação, marketing e comércio eletrônico e pós-graduado em 'Jornalismo Esportivo e Gestão de Negócios'. Foi editor do portal E-Commerce Brasil, do Grupo iMasters (2015 /2016), e atualmente é executivo sênior de contas na Gume

A Adyen publica nesta quinta-feira, 8, a edição do terceiro trimestre (julho-setembro) do Mobile Payment Index, que monitora os dados de pagamentos móveis com base nas transações via web feitas na plataforma da Adyen. A pesquisa revela, pela primeira vez, que as transações mobile ganharam uma representatividade considerável em métodos de pagamentos locais, com dados que mostram que metade das transações online com meios de pagamento distintos já estão no mobile.

Distribuição de pagamentos móveis para meios de pagamento específicos
Entre os métodos de pagamento asiáticos, a pesquisa revela que 47% das transações feitas com o cartão japonês JCB foram feitos em aparelhos móveis. Entre os chineses, 35% das transações com Alipay e 23% com UnionPay foram feitos no mobile.

Na Europa, o iDEAL, o método de pagamento holandês de internet banking, lidera o segmento com 49% das transações feitas com mobile. Para o Open Invoice na Escandinávia, o mobile representa 42%, já na Bélgica, o Bancontact/Mister Cash teve 38% de performance móvel, e a SEPA Direct Debit ficou com 24%.

Especialmente para os mercados que operam com negócios onde o PayPal é popular, como Estados Unidos e Reino Unido, o relatório do terceiro trimestre apontou que 40% das transações atualmente acontecem por dispositivos móveis via plataforma.

“A Adyen oferece um checkout otimizado para o mobile há anos, e esses dados demonstram que mais da metade das transações em pagamento local hoje são feitas via mobile. Está claro que o fluxo de pagamento aprimorado é crucial para os negócios”, afirma Roelant Prins, CCO da Adyen.

“Como exemplo, mais de um terço das transações com Alipay processadas pela Adyen estão no mobile. Além disso, clientes como Evernote e The Cambridge Satchel reportaram crescimento imediato na conversão depois de começar a oferecer experiência mobile otimizada no Alipay, com fluxo de pagamento realizado pela Adyen”, destaca Prins.

Mais de 30% das transações globais estão acontecendo por meio de dispositivos móveis, e o Reino Unido continua na liderança
No terceiro trimestre desse ano, os pagamentos móveis aumentaram ao redor do mundo e agora contabilizam mais de 30% das transações globais online, comparado com os 28,7% registrados no segundo trimestre. O Reino Unido continua a liderar esse mercado na plataforma da Adyen, com 46,9% das transações online sendo feitas pelo mobile, em comparação com 44,8% no último trimestre. Outros mercados-chave, como Espanha e Holanda, alcançaram 32% de pagamentos online com dispositivos móveis, seguidos pelos Estados Unidos com 27%, Alemanha com 25% e, para fechar, a França com 23%.

O declínio dos tablets continua
Pelo nono trimestre seguido, as transações por smartphone aumentaram a participação nos pagamentos mobile em comparação com os tablets. A atual disputa no share entre smartphone versus tablet está em 66% versus 34%. Analisando os últimos recortes, tivemos 64% versus 36% no segundo trimestre e 61,8% versus 38,2% no primeiro trimestre deste ano. Mesmo entre os varejistas, que historicamente viram um relativo aumento da porcentagem de compras online pelo tablet, os números de compra por meio do dispositvo tem caído dois pontos percentuais de trimestre para trimestre, e agora representa a mesma porcentagem do total online de compras por smartphones.