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TikTok gastará mais que Facebook com marketing de influência em 2022, diz pesquisa

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

Mesmo com o Instagram a frente no investimento em marketing de influenciadores, com previsão de US$ 2,23 bilhões gastos em 2022, o TikTok ameaça outros aplicativos. Com US$ 774,8 milhões aportados para o mercado de influenciadores neste ano, a empresa deve superar os números do Facebook e, até 2024, pode ultrapassar o YouTube.

Os novos dados da Insider Intelligence indicam que o TikTok está agora a caminho de ultrapassar o Facebook em termos de gastos com marketing de influência este ano, superando o YouTube em até dois anos. No total, o relatório estima que 74,5% dos profissionais de marketing dos EUA usarão o marketing de influência em 2022, com aumento de 27,8% nos gastos, indo para US$ 4,99 bilhões em 2022.

Atualmente, o YouTube investe US$ 948 milhões em marketing de influenciadores gastos em sua plataforma nos EUA, à frente dos US$ 739 milhões do Facebook. No entanto, o TikTok já ultrapassou o YouTube com base no uso de marketing para marketing baseado em influenciadores, segundo a pesquisa.

Especificamente, os ajustes de feed do Instagram permitiriam que influenciadores “micro” e “nano” menores, como são chamados, pegassem uma grande fatia do bolo, diz o Insider Intelligence. Esses influenciadores já estão se beneficiando do TikTok, que já fez parte do sorteio do app para os criadores.

O relatório também observa que os gastos com marketing em parcerias menores com influenciadores crescem rapidamente. Em 2022, os gastos com influenciadores “nano” aumentarão 220,5%, segundo previsão dos analistas, enquanto os gastos com influenciadores “mega” — 1 milhão de seguidores — devem crescer apenas 8%.

De acordo com Jasmine Enberg, principal analista da Insider Intelligence, a popularidade do TikTok cresceu no marketing de influenciadores, apesar de não estar perto dos números apresentados pelo Instagram em gastos e adoção de marketing.

“Este dado se deve, em parte, aos preços mais altos que os criadores do Instagram cobram pelo conteúdo, mas também pela ampla variedade de formatos de conteúdo. Ainda assim, a mídia social está tentando ser mais parecido com o TikTok para atrair criadores menores, grupo que utiliza o aplicativo chinês em larga escala”, explica.

Ainda segundo Jasmine, este movimento de “espelhamento” do Instagram é fundamental para que a liderança seja mantida no universo do marketing de influência. Isso deve acontecer porque muitos criadores possuem, no TikTok, contagens de seguidores que rivalizam ou superam os níveis de seus canais em Instagram e YouTube.

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Fonte: Tech Crunch