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Tentativas de fraude no varejo aumentaram 30% em 2015, afirma ACI Worldwide

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

Enquanto se preparam para a temporada de compras de fim de ano, os varejistas e os consumidores também devem estar atentos ao aumento da ocorrência de fraudes online em todos os canais, de acordo com novos dados de referência da ACI Worldwide. Os dados*, baseados em centenas de milhões de transações de grandes varejistas mundiais, preveem mudanças comportamentais dos consumidores.

As principais descobertas incluem:

·         Um aumento significativo nas tentativas de fraude de cartão não presente (CNP):

o   As taxas de fraude aumentaram: em 2015, 1 em cada 86 transações foi uma tentativa fraudulenta contra 1 a cada 114 transações em 2014;

o   As taxas de tentativa de fraude, em volume, aumentaram 30% em comparação com 2014, com os consumidores fazendo mais compras por meio de dispositivos online e com os emissores de cartões de créditos agindo de forma mais lenta para encerrar as contas após a atividade fraudulenta;

o   A mudança para cartões de créditos mais seguros com chips EMV (em vigor nos EUA desde 01 de outubro de 2015) vai tornar o controle das transações com cartões de presentes mais rigoroso, fazendo com que os fraudadores se voltem a canais de comércio eletrônico.

·         Devido às recentes violações de dados e a contínua convergência para compras on-line, os varejistas não podem arriscar uma abordagem conservadora neste fim de ano

o   As taxas de tentativa de fraude, por valor, aumentaram 33% em comparação com o mesmo período em 2014

·         A tendência atual aponta para montantes fraudulentos com valores mais baixos, mas com uma frequência maior

o   O valor do tíquete médio (ATV) da fraude e as compras individuais realizadas por cartão de crédito de um varejista tiveram uma redução de $9,00 ao longo do ano, indo de $282 para $273;

o   Os custos mais baixos de transporte, diminuindo o custo dos bens e a ubiquidade dos cupons, são fatores que contribuem para um ATV reduzido

·         Novos tipos de fraudes e de fraudadores

o  As emissoras de cartão de crédito ainda estão trabalhando em seus planos de implantação de chips EMV e os fraudadores sabem muito bem que há controles menos agressivos durante a entrada dos chips EMV

“Quando falamos em fraude, 2015 é provavelmente a temporada de fim de ano mais arriscada para os varejistas que já existiu e é fundamental que eles se preparem para um significativo aumento no número de fraudes, em especial nos canais de comércio eletrônico”, disse Mike Braatz, vice-presidente sênior de Gestão de Riscos de Pagamentos da ACI Worldwide. “Nossos resultados sugerem que os comerciantes devem ficar ainda mais vigilantes e reforçarem protocolos de fraude de comércio eletrônico, que podem deixar os compradores online mais vulneráveis”.

·       Novos caminhos para a fraude em 2015

o  Os Downloads Digitais (Cartões Virtuais de Presente ou eGifting) têm a maior taxa de fraude, com 9,5%, seguido das compras com entrega em 24 horas/de um dia para o outro, (6,57 %) compras internacionais (2,38 %) e compras do tipo ‘compre online e retire na loja’ (2,15 %);

o  Espera-se que as taxas de fraude para compras do tipo ‘compre online e retire na loja’ aumentem em 28% nesta temporada de fim de ano, como resultado da implantanção dos chips EMV nos ambientes que usam o cartão-presente

– Os varejistas não exigem que o consumidor apresente novamente o cartão quando os mesmos retiram os produtos na loja, tornando esta uma opção atraente para os fraudadores

“Nós não podemos ressaltar o suficiente os benefícios de uma estratégia de risco segmentada com base no período de compras de fim de ano, de forma a garantir uma receita máxima e, ao mesmo tempo, minimizar os falsos positivos”, continuou Braatz. “Também é fundamental que os varejistas implementem uma solução de fraude em tempo real, que monitore continuamente o comportamento das fraudes e das tendências em todos os canais, tanto online quanto na loja”.

Fonte: http://www.aciworldwide.com/-/media/files/collateral/merchant-retail-fraud-infographic-final.pdf