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Tendências de consumo que irão mudar nos próximos cinco anos

Por: Eduardo Mustafa

Graduado em 'Comunicação Social - Jornalismo' com experiência em negócios, comunicação, marketing e comércio eletrônico e pós-graduado em 'Jornalismo Esportivo e Gestão de Negócios'. Foi editor do portal E-Commerce Brasil, do Grupo iMasters (2015 /2016), e atualmente é executivo sênior de contas na Gume

Recentemente foi divulgada uma lista com as principais tendências de consumo que irão mudar nos próximos cinco anos. De acordo com os especialistas do Young Entrepreneur Council (YEC), organização americana sem fins lucrativos, o “texting”, que significa mandar mensagem de texto, pelo método tradicional de SMS ou pelo whatsapp, método mais atual e dinâmico, é uma das tendências.

De acordo com o Drew Gurley, do Redbird Advisors, será cada vez mais comum para empresas se comunicarem com seus clientes. E-mails estão sendo cada vez menos usados. Vendas, acordos, avisos: tudo poderá ser resolvido com uma breve e prática mensagem de texto. Essa tendência ainda atrairá mais jovens consumidores e trabalhadores para a companhia.

As mensagens de textos já estão sendo usada pelas empresas, ela se tornou um complemento para os tradicionais e-mails e e-mails marketings. Essas mensagens menores conseguem facilitar a comunicação entre marca e cliente.

A cada dia que passa as empresas estão buscando novas formas de melhor atender os seus clientes, assim se adequando ao mercado e as tecnologias que surgem para facilitar a comunicação. Assim tendo um atendimento personalizado e exclusivo da marca.

Isso acontece na marca Dolps, que usa vários canais para falar com seus consumidores, tanto no varejo quanto no atacado, já que a empresa atende os dois seguimentos.

As novidades para os clientes chegam através do e-mail marketing e as mensagens pelo whatsapp.

No início a marca trabalhava somente com e-mail e a central de atendimento ao cliente, há um ano implantou o aplicativo do whatsapp nas lojas de atacado e varejo. Através desse serviço o cliente se sente mais próximo da marca, sempre que precisa tem alguém para responder. E a cada dia que passa a Dolps quer se destacar nesse seguimento, a equipe de designer faz um trabalho de imagens para serem enviadas aos clientes, com fotos dos vestidos, referências e cartela de cores para facilitar na hora do pedido. A dinâmica das mensagens de texto é tanta que a vendedora fecha a venda pelo aplicativo.