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Tempo de resposta em sites de e-commerce aumenta em mais de 300% no Black Friday 2012

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

A Compuware Corporation, the technology performance company, divulga hoje o Benchmark realizado no Brasil entre 20 e 26 de novembro a fim de verificar o impacto da Black Friday no e-commerce. No último dia 23 de novembro, o dia do Black Friday brasileiro, os tempos de respostas apresentaram um aumento de mais de 300% em relação aos tempos médios normalmente observados em outros períodos.  A pesquisa foi realizada entre os 22 maiores sites de e-commerce, apontados pelo Alexa.

O Benchmark realizado com a solução Gomez da Compuware constatou que o tempo de resposta médio antes do Black-Friday era de 5.3 segundos. Os usuários começaram a conectar-se aos sites a partir de quinta-feira, dia 22 de novembro, no período da noite, apresentando picos de acesso às 18h e também às 23h. Os tempos de respostas chegaram a níveis normais durante a madrugada do dia 23 e a partir das 7h observou-se um alto incremento dos tempos de respostas deste índice.
O gráfico abaixo aponta os tempos médios de cada site individualmente. Alguns portais não foram impactados tanto quanto outros. Isto significa que algumas empresas se prepararam antecipadamente, como por exemplo, otimizando páginas, deixando-as com conteúdo menos pesado, o que permitiu melhores tempos de resposta e menos consumo de banda.
Por outro lado, outras empresas foram surpreendidas pelo alto volume de acessos, o que provocou apagões e uma má experiência aos usuários finais.
O gráfico apresentado reflete uma amostra de 22 sites brasileiros e demonstra o que aconteceu no Black Friday Brasil. Os testes utilizam uma metodologia de benchmark da Compuware que é aplicada em 13 países, inclusive no Brasil. A amostra realizou medições a cada 15 minutos a partir de backbones nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.
Os Benchmarks Gomez testam mais de 3.000 websites das maiores empresas no mundo, e têm como base mais de 20 milhões de testes utilizando uma metodologia para os testes imparcial, quantitativa em três métricas chave: tempo de resposta, disponibilidade e consistência da homepage.
Esse serviço é adquirido por meio de uma assinatura anual do portal Gomez, em que a empresa pode acessar informações de todos os testes a qualquer momento e configurar recebimento de relatórios diários ou semanais. Além disso, as empresas de E-commerce podem contratar o serviço de Benchmark com a solução Gomez da Compuware a fim de realizar uma análise comparativa em relação aos concorrentes diretos.