Logo E-Commerce Brasil

Taxas de clickthrough em buscas pagas registram crescimento ano após ano

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

A consultoria eMarketer prevê que, este ano, do total gasto com  anúncios nos Estados Unidos, quase metade será direcionada para o ambiente digital.
De acordo com o provedor online de gerenciamento de plataforma Marin Software, a média da taxa de clickthrough no Google cresceu 48% no último trimestre de 2011. No mesmo período, Bing e Yahoo! registraram aumento de 44%.

As quedas de clickthrough do terceiro para o quarto trimestre devem ser ressaltas e podem ser atribuídas a um fluxo de anunciantes de buscas pagas durante os feriados. Além disso, o aumento no custo por clique (CPC) durante esse período sugere um maior número de anunciantes competindo nos dois cenários.

Entretanto, ano após ano, a média do CPC para o Google nos EUA caiu de US$ 1.11 para US$ 1.02. Nesse período, essa taxa, para Yahoo!/Bing, aumentou de US$ 0.78 para US$ 0.85.

Dados adicionais da Covario revelaram uma perspectiva mais histórica e global na taxa média de clickthrough. Eles mostraram crescimentos gerais da taxa do Google entre 2007 e o primeiro trimestre de 2011.

A variação na taxa de clickthrough referente ao primeiro trimestre de 2011 entre Marin Software e Covario pode ser atribuída a diferenças no desempenho mundial comparado ao dos EUA.

Quase todas as indústrias verão seus orçamentos crescerem neste ano, ao passo que o CPC diminuiu entre o último trimestre de 2010 e o último de 2011. Educação e finanças registraram a maior queda no setor, com taxas de CPC de US$ 0.50 e US$ 0.27, respectivamente, durante esse período. O B2B foi a única indústria com crescimento de CPC ano após ano, o que pode sugerir um maior número de empresas desse tipo incorporando buscas pagas em seu mix de marketing.

Também é válido destacar a distribuição de cliques em buscas pagas nos EUA e número de impressões. Smartphones e tablets estão começando a abocanhar o share dos computadores. Segundo a Marin Software, no último trimestre de 2011, smartphones foram responsáveis por 6% dos cliques em buscas pagas e por 4% das impressões de buscas pagas. Os tablets, por sua vez, foram responsáveis por 4% dos cliques e por 3% das impressões.

Com informações de eMarketer