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Taxa média de conversão no Reino Unido cai para 3,8% em 2011

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

As taxas de conversão apresentadas por sites de e-commerce no Reino Unido diminuiram 55% nos últimos cinco anos, segundo um relatório elaborado pelo IMRG e Capgemini. Em 2006, a taxa média de conversão em sites do gênero era de 8,4%, despencando para 3,8% em 2011.

Dados do documento ainda mostram que as novas tecnologias estão alterando o comportamento de compra dos consumidores, que por sua vez, estão cada vez mais navegando, pesquisando e comparando produtos em diversos sites de varejistas antes de concluir a aquisição. Por outro lado, apesar de esta mudança comportamental estar influenciando negativamente as taxas de conversão, o setor apresentou um forte crescimento em sua receita ao longo deste período, saltando dos 30 bilhões de euros movimentados em 2006 para cerca de 58,8 bilhões em 2010. Além disso, o número de consumidores que visitam sites de e-commerce está cada vez mais aumentando.

“O declínio das taxas de conversão verificadas nos últimos anos é provra de que o comportamento de compra dos consumidores mudou” explica Tina Spooner, CIO da IMRG, acrescentando que com o surgimento de sites de mobile commerce, e da popularidades de dispositivos móveis como os tablets, os consumidores têm a libertade de acessar lojas online a qualquer hora do dia, mesmo quando estão em movimento, o que acaba aumentando os acessos a sites de e-commerce e diminuindo as taxas de conversão.

Para Chris Webster, Diretora de Varejo e Tecnologia da Capgemini, a recessão econômica também pode ter contribuido para a queda da taxa de conversão, uma vez que os consumidores ficam mais sensíveis aos preços em período do gênero.

Por outro lado, o setor de vestuário registrou um aumento de 10% nas taxas de conversão entre 2009 e 2010. O bom desempenho pode ser atribuído à capacidade do setor em fornecer experiências envolventes em suas plataformas tecnológicas, como rotação em 3D e zoom nas imagens dos produtos. Da mesma forma, opções personalizadas – como cor e tamanho – também contribuíram para a melhora.