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Taxa de entrega de e-mail marketing cai para 76,5% no mundo

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Apenas 76,5% dos e-mails comerciais enviados no mundo durante o segundo semestre de 2011 chegaram na caixa de entrada dos consumidores, ante  81% verificados no primeiro semestre de 2011, segundo um estudo apresentado em março de 2012 pela ReturnPath. Dentre os e-mails que não foram entregues, 8,7% foram direcionados para a pasta de spam, enquanto 15,1% foram bloqueados por filtros de provedores (ISP).Regionalmente, a Europa apresentou o maior volume de e-mail marketing entregue na caixa de entrada (85%), seguida pela América do Norte (79%), América Central e Latina (72%) e Ásia-Pacífico (67%).

E-mail marketing B2B tem maior taxa de entrega

Dados do  estudo “The Global Email Deliverability Benchmark Report, 2H 2011” também mostram que e-mails comerciais B2B apresentaram a melhor taxa média de entregabilidade, com 86% dos e-mails do gênero chegando a caixa de entrada dos destinatários, acima dos 80% verificados ao longo do primeiro semestre do ano anterior. Embora a proporção de e-mails direcionados para a pasta de spam / lixo tenha aumentado de 8% para 12%, o número de mensagens eletrônicas bloqueadas por ISPs diminuiu significativamente de 12% para 2%. A ReturnPath sugere que e-mails B2B passam por mais filtros que os demais e os executivos não costumam verificar e-mails legítimos em pastas de spans.

Indústria de Games tem a pior taxa de entrega

Quando analisado individualmente o desempenho entre os diferentes segmentos de mercado, o estudo descobriu que a indústria de Games apresentou o pior desempenho, com apenas 40,1% dos e-mails sendo entregues na caixa de entrada dos destinatários, enquanto Saúde (68,6%), Telecomunicações (76,9%), Varejo (79,4%), Redes Sociais (87,4%) e Bancos (94,8%) ocupam as posições seguintes.

América Central e Latina melhoram desempenho

A taxa de entrega de e-mails comerciais na América Central e Latina aumentou 16% para 72% durante o segundo semestre de 2011, ante 62% verificados no primeiro semestre. Ainda assim, o desempenho do Brasil – o maior mercado da região – se manteve estável, com 64,5% dos e-mails sendo entregues na segunda metade do ano, enquanto nos primeiros seis meses de 2011 este índice era de 64%.

Enquanto isso, a taxa de entrega na região Ásia-Pacífico diminuiu consideravelmente, com apenas 66,5% dos e-mails enviados chegando à caixa de entrada, enquanto no primeiro semestre de 2011 a proporção havia sido de 78%. A China teve o maior peso sobre a taxa da região, com apenas 19,6% dos e-mails chegando na caixa de entrada, enquanto os e-mails restantes (80,4%) nunca foram entregues por diferentes tipos de bloqueio.