Campanhas de links patrocinados direcionadas para tablets possuem ROI 68% maior quando comparadas àquelas elaboradas para usuários de computadores, enquanto a taxa de conversão foi em média 20% superior, segundo um estudo realizado pela Adobe, o qual se baseou em anúncios realizados nos Estados Unidos durante o 2° trimestre de 2012. Ainda assim, quando analisado o setor de varejo individualmente, a pesquisa revela que o ROI foi ainda maior, sendo em média 73% mais elevado em relação às campanhas votadas para PCs.
Enquanto isso, um estudo feito pela RichRelevance indica uma supremacia do iPad, da Apple, como o tablet mais utilizado para e-commerce. Segundo a pesquisa, o dispositivo da fabricante norte-americana foi responsável por dois terços de todas as seções de compras realizadas via aparelhos portáteis nos EUA e 89% do total movimentado pelo mercado de mobile commerce. Além disso, o tíquete médio ($158) do iPad é 50% maior quando comparado aos demais aparelhos da Apple e a outros dispositivos em geral ($ 105). O valor ($158) também supera o tíquete médio apresentado por computadores, de 153 dólares.
Ainda de acordo com o relatório da Adobe, o dispêndio com links patrocinados aumentou 13% nos EUA, 18% na Alemanha e outros 18% no Reino Unido. As empresas estadunidenses obtiveram o maior ROI entre os países analisados (23%), seguido de longe pelo Reino Unido (5%). No entanto, a Alemanha apresentou uma queda de 5%.
O volume de cliques no Google cresceu 32% no ano a ano, enquanto para o Bing / Yahoo este aumento foi de 26%. O Google domina o mercado com 81% do share, embora tenha diminuído sua participação de 83% registrada no trimestre anterior.