Logo E-Commerce Brasil

Super e hipermercados registram alta de 2% no movimento de consumidores

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

De acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, o movimento dos consumidores nas lojas encerrou o primeiro semestre de 2015 com alta de 2,6% frente ao mesmo período do ano passado. Trata-se do pior desempenho da atividade varejista do País em 13 anos e o segundo pior de toda a série histórica, perdendo apenas para o tombo de 6,9% observado no primeiro semestre de 2002. O setor de supermercados e hipermercados, porém, apresentou resultados positivos, com alta de 2%.

Outros setores que registraram altas foram: lojas de tecidos, vestuário, calçados e acessórios, com 5,8%, e lojas de móveis, eletroeletrônicos e equipamentos de informática, com 5,2%, e no setor de alimentos e bebidas, com 2%.

A queda dos níveis de confiança dos consumidores, a alta da inflação, das taxas de juros e, mais recentemente, do desemprego, foram responsáveis por prejudicar a atividade varejista, de acordo com análise dos economistas da Serasa Experian.

Fonte: Varejo ESPM