Já percebeu como é difícil vender produtos ou serviços pela internet e compreender quais são os reais interesses dos consumidores? Não é mais. Essa história começa quando o desenvolvedor de softwares Eduardo Augusto e a gestora de projetos Sofia Junqueira decidiram transformar uma enorme necessidade do mercado em uma realidade ao alcance em alguns cliques. Ambos trabalhavam dentro do e-commerce de moda iLove e-commerce, onde Eduardo atuava diretamente junto ao time de inteligência de marketing para o desenvolvimento de estratégias de e-mail marketing e Sofia com foco na estruturação da área de projetos e parcerias.
Foi dessa forma que, enquanto desenvolviam juntos um projeto voltado a campanhas de e-mail marketing perceberam que careciam de uma ferramenta que agisse de forma automatizada e simples, onde os clientes pudessem ser impactados com anúncios de produtos que poderiam interessa-los. Ao perceber essa oportunidade, Eduardo teve a ideia de criar uma startup para explorar esse mercado. Após um ano de desenvolvimento, ele fundou, em maio do ano passado em sociedade com Sofia a solução de inteligência e automação para e-commerces Agatha Systems.
“Nossa solução é ideal para que e-commerces compreendam de maneira profunda e definitiva sua base de consumidores e permite que ações de inbound marketing sejam desenvolvidas e aplicadas pouco tempo depois da integração”, assinala Eduardo Augusto, CEO da Agatha Systems.
Vendas online
Tudo começa a partir da instalação do pixel desenvolvido pela Agatha. O pixel nada mais é do que um “script” invisível do e-commerce e será sempre acionado a partir do momento em que qualquer consumidor acessar o site. Nesse momento, o pixel da Agatha ligado a este também é ativado. A partir disso são cruzadas as informações do tráfego do usuário no site e enviadas em tempo real ao pixel da Agatha. E assim ocorre com todas as lojas virtuais parceiras. Dessa maneira, a loja virtual vai compilando os dados e informações de cada usuário, o que possibilita conhecer quem são esses consumidores, suas preferências e a criação de campanhas direcionadas para bases segmentadas.
Benefícios da plataforma
Outra comodidade é um painel completo onde pode-se avaliar individualmente o comportamento de seus clientes, com informações atualizadas de seu ciclo de vida, incluindo por exemplo: visitas, ações em canais como Facebook ou outros displays, e até mesmo com a grade de produto procurado. Além disso, o software registra, cria clusters e os agrupa por comportamento de forma automática, facilitando a utilização destes contatos para vários tipos de campanhas de alto retorno e baixo investimento.
“Nossa expectativa é oferecer às equipes de marketing uma ferramenta que possibilite a evolução desse cenário, estimulando a criatividade no planejamento de campanhas através de análises precisas do comportamento do cliente, e posterior personalização da comunicação”, finaliza Sofia Junqueira, CFO da Agatha Systems.