O e-commerce deveria concentrar seus esforços mais em estatísticas de marketing online tradicionais, como busca e e-mail, do que em social media. Essa é a conclusão de um estudo da Forrester, divulgado ontem, que examinou 77 mil transações online feitas entre os dias 1º e 14 de abril. Segundo o estudo, menos de 1% deles poderia ser ligado a redes sociais como Facebook ou Pinterest.
Determinar como a atividade na web influencia compras é difícil; apesar de vários darem crédito ao último touchpoint para uma venda, a Forrester descobriu que metade de clientes já existentes e um terço de novos clientes foram a múltiplos touchpoints antes de uma compra. Sendo assim, alguns caminhos, como anúncios em display e e-mail, podem ser subestimados.
Entretanto, sites de e-commerce ainda convertem mais do que qualquer outro canal, chegando a 30% das transações. Dessa forma, é melhor que varejistas promovam seus nomes de domínios o máximo possível.
Seguindo as visitas diretas, busca orgânica e busca paga são as duas modalidades que mais conseguem compras de novos clientes, sendo responsáveis por 39% das transações de novos clientes. Isso acontece porque a web continua a ser uma ferramenta útil para o que a Forrester chama de “spear fishers” – consumidores que sabem o que estão procurando e encontram através de busca.
Para compradores já existentes, o e-mail é o maior influenciador de vendas: aproximadamente um terço das compras desse tipo de consumidor começou com um e-mail. Assim, os comerciantes devem aumentar seus esforços para coletar endereços de e-mail e adaptar mensagens de e-mail marketing para cada dispositivo desse potencial cliente e se anteciparem ao comportamento de compra.
O potencial da social media como um portal de compras ainda está para acontecer. Menos de 1% das transações para clientes novos e já existentes pode ser ligada a redes sociais, segundo o levantamento da Forrester. Dito isso, a empresa acredita que a social media ainda pode ser uma poderosa ferramenta de marketing e que a influência da social media no comportamento de compra não pode ser medida na janela de 30 dias em que a pesquisa foi feita. A Forrester alega que a social media é importante para vendas para negócios menores, que não foram incluídos no estudo.
Com informações de Mashable.