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Sites de e-commerce voltam a registrar inflação em julho, revela índice e-Flation do PROVAR/FIA

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Em julho, o índice e-Flation registrou inflação de 0,08% nos preços apresentados nos sites de e-commerce, representando um crescimento de 0,21 p.p. em relação ao mês anterior, quando se observou deflação de 0,13%, e aumento de 1,48 p.p. sobre julho de 2012, quando se computou -1,40%.

Desenvolvido pelo Provar (Programa de Administração do Varejo), da FIA (Fundação Instituto de Administração), em parceria com a Felisoni Consultores Associados e com a Íconna Monitoramento de Preços no E-commerce, o indicador tem como proposta monitorar as variações dos preços de produtos ofertados online, acompanhando as tendências no mercado de consumo pela Internet.

Esta já é a quinta alta do ano, que acumula neste primeiro semestre inflação de 5,30%. Já na somatória dos últimos 12 meses, o índice apura inflação de 2,70%.

Somente três categorias apresentaram deflação em julho: “Eletrodomésticos” (-0,14%); “Perfumes e cosméticos” e “CDs e DVDs” (ambas com -0,06%). Já as demais categorias registraram crescimento: “Eletroeletrônicos” (+1,02%); “Telefonia e celulares” (+0,66%); “Informática” (+0,29%); “Cine e Fotos” (+0,22%); “Medicamentos” (+0,15%); “Livros” (+0,09%) e “Brinquedos” (+0,02%).

“Este cenário é reflexo da alta da inflação verificada em lojas físicas do varejo. Contudo, no campo virtual, ela é mais contida por conta da maior capacidade de pesquisa dos consumidores, o que proporciona grande concorrência e inibe uma elevação brusca nos preços”, comenta Claudio Felisoni, presidente do conselho do PROVAR/FIA.

O e-Flation é avaliado a partir da segunda quinzena do mês anterior à primeira do mês em referência. Os itens que compõem a cesta de cada uma das categorias são aqueles que, sendo os mais anunciados entre os sites mais procurados, resultam no que se chama de “campeões de vendas”.

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