Após alta em outubro, o índice e-Flation volta a apresentar leve deflação de 0,6% nos preços apresentados nos sites de e-commerce em novembro, representando uma queda de 0,9 p.p. em relação ao mês anterior em que foi registrado 0,5%, e leve redução de 0,3 p.p. em comparação ao percentual de outubro de 2011 (-0,2%).
Desenvolvido pelo Provar (Programa de Administração do Varejo), da FIA (Fundação Instituto de Administração), em parceria com a Felisoni Consultores Associados e com a Íconna Monitoramento de Preços no E-commerce, o indicador tem como proposta monitorar as variações dos preços de produtos ofertados on line, acompanhando as tendências no mercado de consumo pela Internet.
Ao longo de 2012 esta já é a oitava deflação registrada, somando no acumulado deste ano -5,8%. O percentual acumulado dos últimos 12 meses é de -6,2%.
Sete categorias influenciaram o resultado de deflação observado em novembro. São elas: “Eletroeletrônicos” (-1,08%), “Telefonia e Celulares” (-0,43%), “CDs e DVDs” (-0,23%), “Medicamentos” (-0,20%), “Eletrodomésticos” (-0,16%), “Cine e Fotos” (-0,12%) e “Livros” (-0,06%). As categorias que registraram inflação foram: “Perfumes e Cosméticos” (1,25%), “Brinquedos” (0,32%) e “Informática” (0,13%).
“É possível notar que, com a cautela do consumidor para este final de ano e com o ambiente da internet, que facilita a pesquisa mais detalhada antes da compra, a competitividade das empresas neste segmento retém o efeito da inflação destes produtos”, comenta Claudio Felisoni, presidente do conselho do PROVAR/FIA.
O e-Flation é avaliado a partir da segunda quinzena do mês anterior à primeira do mês em referência. Os itens que compõem a cesta de cada uma das categorias são aqueles que, sendo os mais anunciados entre os sites mais procurados, resultam no que se chama de “campeões de vendas”.
Gráfico / e-Flation