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Sites de e-commerce registram inflação pelo terceiro mês consecutivo, revela índice e-Flation do PROVAR/FIA

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Os itens que mais colaboraram com o resultado foram “Livros”, “Medicamentos” e “CDs e DVDs”

Em setembro, o índice e-Flation registrou inflação de 0,35% nos preços apresentados nos sites de e-commerce, representando uma queda de 0,45 p.p. em relação ao mês anterior, quando se observou inflção de 0,80%, e aumento de 2,35 p.p. sobre setembro de 2012, quando se computou -2%.

Desenvolvido pelo Provar (Programa de Administração do Varejo), da FIA (Fundação Instituto de Administração), em parceria com a Felisoni Consultores Associados e com a Íconna Monitoramento de Preços no E-commerce, o indicador tem como proposta monitorar as variações dos preços de produtos ofertados online, acompanhando as tendências no mercado de consumo pela Internet.

Esta já é a terceira alta do mês e a sétima do ano, que acumula neste período inflação de 6,51%. Já na somatória dos últimos 12 meses, o índice apura inflação de 3,42%.

Cinco categorias apresentaram deflação no mês, a constar: “Eletrônicos” (-3,1%); “Brinquedos” (-3,0%), “Telefonia e Celulares” (-2,5%); “Cine e Fotos” (-0,6%) e “Perfumes e Cosméticos” (-0,2%). As demais categorias apresentaram inflação, a saber: “Livros” e “Medicamentos” (+2,9%); “CDs e DVDs”, “Eletrodomésticos” e “Informática” (+1,7%).

“Esta inflação é reflexo da alta verificada em lojas físicas do varejo, porém de maneira um pouco mais contida, por conta da maior capacidade de pesquisa dos consumidores, que inibe uma elevação brusca nos preços”, comenta Claudio Felisoni, presidente do conselho do PROVAR/FIA.

O e-Flation é avaliado a partir da segunda quinzena do mês anterior à primeira do mês em referência. Os itens que compõem a cesta de cada uma das categorias são aqueles que, sendo os mais anunciados entre os sites mais procurados, resultam no que se chama de “campeões de vendas”.

Por: FranPress