Logo E-Commerce Brasil

Site Sustentável quer neutralizar mais de mil toneladas de CO2 no primeiro semestre

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Após alguns meses de desenvolvimento e validação da tese de neutralização das emissões de CO2 para websites, a empresa Site Sustentável lançou em outubro de 2012 um conceito disruptivo para atender a uma necessidade das empresas de internet de tomarem as primeiras ações de responsabilidade social e sustentabilidade. Partindo do princípio de que uma das principais fontes de poluição do mundo é fruto do grande consumo de energia dos Data Centers, a Site Sustentável resolveu mobilizar a internet para mitigar esse problema. A empresa se propõe a plantar o número de árvores necessárias para que as visitas aos sites dos clientes tenham o seu impacto ambiental neutralizado. Desta forma, foi criado um conceito de certificado digital de neutralização das emissões de CO2 para websites. “A Site Sustentável tem o poder de mobilizar diversos sites para neutralizarem juntos milhares de toneladas de CO2 a partir dessas ações sustentáveis.” Maximiliano Muniz, co-Fundador e Sócio da Site Sustentável.

Após o intenso período pré-lançamento, a Site Sustentável procurou diversas empresas que são referências na internet brasileira para além de se tornarem clientes, serem apoiadores da causa. Rapidamente, alguns formadores de opinião como a E-commerce Brasil e a E-commerce News acreditaram no propósito da empresa e se propuseram a ajudar, tornando-se parceiras. As principais plataformas, consultorias e hospedagens brasileiras também quiseram ser pioneiras em fomentar a sustentabilidade na internet brasileira, dentre elas destacam-se: Locaweb, Fast Commerce, Vtex, Mil Info, EZ Commerce, Intercase, eNext e Profite.

locaweb-site-sustentável

Cercado de diversos fomentadores do conceito Site Sustentável, o trabalho sério da empresa foi reconhecido. Estima-se que foram neutralizados mais de 100 toneladas de CO2, plantadas cerca de 5.000 árvores e atingindo aproximadamente 300 clientes desde a data de lançamento no mercado. Contudo, para atingir um impacto muito maior, a empresa tem investido fortemente em entregar cada vez mais valor, o que a levou ao desenvolvimento de tecnologia própria para se posicionar fortemente em um dos principais pilares da sustentabilidade: a rastreabilidade. Durante o plantio, toda árvore plantada é identificada com um número único de identificação que é impresso em um cartão Site Sustentável e colocado junto a cada muda. Para que isso fique visível para qualquer pessoa que visite um Site Sustentável, a foto de cada árvore com seu respectivo cartão pode ser acessada com apenas um clique no Selo. Para ser ainda mais transparente, a empresa desenvolveu uma integração com o Google para disponibilizar para qualquer pessoa que clique no Selo Site Sustentável a exata localização geográfica de cada árvore.

site sustentavel
arvore site sustentavel

Para 2014, os planos da empresa são audaciosos. Após ter solidificado esse novo conceito de sustentabilidade na internet brasileira, a empresa espera gerar um impacto ambiental 10 vezes maior. Para isso se tornar realidade, a empresa promete continuar lançando diversas inovações e ações de sustentabilidade para aumentar ainda mais o impacto do Selo Site Sustentável no fortalecimento da marca dos clientes, percepção de valor pelos e-consumidores e conscientização da necessidade de práticas mais sustentáveis.