Logo E-Commerce Brasil

Sistema de recomendação para e-commerce é destaque em evento da Amazon

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Nesta terça-feira (22), em Porto Alegre (RS), a palestra “Construindo um avião na nuvem em pleno vôo”, apresentou uma maneira inteligente de usar os serviços da Amazon Web Services (AWS) como infraestrutura para fornecer os sistemas de recomendação utilizados pelas maiores lojas virtuais brasileiras. O case apresentado é da Chaordic Systems, de Florianópolis (SC), especializada no desenvolvimento de ferramentas de recomendação para e-commerce com alta escalabilidade, o que permite a empresa operar produtos na nuvem e escalar para atender os picos de tráfego característicos do segmento.

Com ajuda da tecnologia Chaordic On Site, são produzidas listas de sugestões de produtos que foram recomendados com base em padrões identificados a partir da análise do comportamento de usuários. São mais de 34 milhões de recomendações por dia, que exigem um banco de dados de, aproximadamente, cinco terabytes.

Matheus Rossato, responsável pela operação da plataforma da Chaordic, mostrou como a parceria de três anos com a Amazon ajudou a escalar a infraestrutura da empresa catarinense para atender os maiores e-commerces nacionais. Além dos acessos regulares, há situações extremas, como os picos de acesso. “Na última Black Friday, no Brasil, foram 67 mil requisições ao sistema por minuto. Sem uma infra-estrutura cloud de qualidade, não conseguiríamos sobreviver a picos de acesso como este”, destaca.

A empresa tem como cultura utilizar tecnologias e procedimentos que garantam fazer entregas constantes, sem comprometer a operação dos sistemas. Para isso, emprega metodologias de desenvolvimento ágil na arquitetura de seus sistemas, além da cultura DevOps, que preconiza a integração e colaboração entre as equipes responsáveis pelo desenvolvimento das aplicações, infraestrutura e operações. Para isso, é utilizado um conjunto de métodos, processos e sistemas de comunicação, que permitem maior integração dos times e agilidade nas entregas.