No dia 29 de outubro a Pmweb, em parceria com o Google, realizou a segunda edição do Google Insights for Hotels. O evento discutiu marketing digital para hotelaria e reuniu os profissionais das principais redes hoteleiras do país no escritório do Google Brasil, em São Paulo.
O encontro foi dividido em vários momentos e começou com uma conversa com Roberta Sampaio, agency development manager da equipe do Google, que mostrou um panorama da internet e do comportamento do consumidor brasileiro, além de estratégias para enriquecer os anúncios em mídia display. Atualmente, o Brasil tem 120 milhões de usuários de internet e 55 milhões acessam ela por dispositivos mobile. O comportamento multi telas também foi discutido: 40 milhões de brasileiros possuem o hábito de iniciar o processo de compra em um dispositivo e concluir em outro.
O evento também abordou a a importância de fazer ações de marketing voltadas para as tecnologias mobile. Atualmente, o Brasil conta com 35,6 milhões de smartphones, enquanto usuários de desktops e notebooks somam 13,9 milhões. O brasileiro está cada vez mais móvel e nossas comunicações precisam estar preparadas. A apresentação encerrou com uma previsão para 2014: estima-se que 21% de todas as vendas online registradas no mundo serão feitas em dispositivos mobile.
Em seguida, Keith Matsumoto, especialista de turismo do Google falou sobre o setor de turismo na internet, numa exposição animada sobre o viajante e o processo de compra, mostrando a importância de as marcas estarem presentes em todos os passos de compra do consumidor.
Segundo as pesquisas realizadas pelo Google, o setor de turismo é uma das categorias mais buscadas no Google, superando filmes, beleza, futebol e até previsão do tempo. Ao realizarem buscas por hotéis, 89% dos viajantes realizam pesquisas online, 47% efetuam a compra online e 40% concluem a compra offline.
Os estudos do Google também foram capazes de determinar tipos diferentes de consumidores. O planejamento de uma viagem varia conforme a intenção do viajante. Enquanto 17% dos turistas começam as buscas meses antes e 37% iniciam suas pesquisas semanas antes, 23% dos consumidores de turismo acaba por pesquisar dias antes e outros 23% realizam as buscas no exato dia da viagem.
O primeiro Google Insights Hotels foi realizado no ano de 2010, logo após anúncio do Google sobre sua nova tecnologia: a possibilidade de remarketing para os anúncios do Adwords. Para conversar sobre a evolução do marketing digital para hotelaria desde então, o CEO da Pmweb Tárik Potthoff e o sales partner Augusto Rocha apresentaram métricas do mercado e cases de clientes, além de soluções e estratégias de integração do CRM com as campanhas de remarketing.
Fonte: Pmweb