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Setor de autopeças cresce na crise e impulsiona venda online no Brasil

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

A crise econômica no Brasil é grave, mas existe um setor que tem conseguido aproveitar este momento para crescer: as empresas de autopeças.

De acordo com dados da Pesquisa Mensal do Comércio Varejista (PCCV), realizada pelo FecomercioSP, as lojas físicas de acessórios e peças de reposição de veículos faturaram pouco mais de R$ 100 bilhões em outubro de 2015, enquanto as concessionárias movimentaram R$ 69,2 bi.

Esse bom momento também impulsiona as vendas online no país. Segundo levantamento realizado pela E-bit, o faturamento registrado neste nicho cresceu 82,7% em agosto de 2015 na comparação com o mesmo período de 2014. Em 2015, a categoria já representava 2% da movimentação financeira do e-commerce brasileiro.

O conserto tem sido a opção para não trocar de veículo. “Com a crise, é natural que a venda de carros caia, por conta do valor elevado da transação. Para o consumidor, é mais barato e rápido comprar uma peça na Internet e aumentar a vida útil do próprio veículo”, comenta Eduardo Gimenes, gerente de marketing da Tray, empresa especializada em soluções de e-commerce.

Os empreendimentos automotivos representam um segmento importante para a Tray, que oferece tecnologia e plataforma de e-commerce para grandes players desse mercado. Em sua carteira de clientes, destacam-se Arsenal Car, Ferkauto Parts, AZ Acessórios, Renova Ecopeças (do Grupo Porto Seguro) e o recém-lançado comércio eletrônico da Mercedes-Benz, o mais novo cliente desse setor.

“A participação do segmento de autopeças no mercado online ainda é tímida. Dessa forma, há um grande espaço para o crescimento e fortalecimento do e-commerce de autopeças, e investimos no canal online seguindo tendências de one stop shop, para atender os clientes em qualquer demanda, sendo possível encontrar peças novas na loja virtual, como lanternas, faróis e acessórios”, afima Fabio Frasson, gerente da Renova Ecopeças.

Frasson comenta ainda que em alguns casos, quando alguma peça não está disponível naquele momento, a Renova possui parcerias com fornecedores de autopeças novas para atender o cliente em qualquer situação e pedido.

Com este empurrão involuntário, o e-commerce automotivo brasileiro entra na rota de crescimento do mercado global. Nos Estados Unidos, a venda online de peças e acessórios deve corresponder a 10,5% das totais do comércio eletrônico norte-americano a partir deste ano e faturar mais de US$ 40 bilhões. Na Europa, 22% das vendas de pneus devem ser feitas via Internet em 2020.