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SEO: Termos genéricos dominam tráfego a sites de varejistas

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Consumidores de lojas virtuais estão cada vez mais fazendo o uso de motores de busca para pesquisar produtos e comparar preços, com 93% deles realizando consultas antes da tomada de decisão de compra. Do total, 80% afirmam que as buscas foram muito ou extremamente útil, de acordo com dados de novo estudo do GroupM Search, intitulado “From Intent to In-Store: Search’s Role In The New Retail Shopper Profile“.

A pesquisa do GroupM, conduzida pela Kantar Media Compete, destacou o papel que as  buscas desempenham nas compras dos consumidores nos setores automotivo, eletrônicos de consumo e entretenimento. De acordo com o estudo, os consumidores apresentaram uma grande tendência de clicar em resultados de termos genéricos, com uma taxa 114% maior do que as pesquisas por tópicos específicos relacionados a produtos.

O relatório afirma que os comerciantes precisam pensar diferente sobre as palavras-chave e explorar outras estratégias. As palavras genéricas têm grande valor, pois os consumidores que clicam em tais termos na maioria das vezes são mais propensos a comprar do que aqueles que não os fazem, o que desafia o senso comum acerca do valor de um termo genérico.

Segundo o estudo, 73% do tráfego de motores de busca direcionado para os 100 principais sites de e-commerce dos Estados Unidos são resultados de pesquisas genéricas, tendência que se enfraquece apenas nos períodos anteriores a feriados e durante as férias, onde os consumidores tendem a procurar por itens específicos.

O relatório também constatou que as listagens orgânicas influenciam o comportamento de compra. Consumidores normalmente clicam mais nos resultados orgânicos do que em anúncios patrocinados. Compradores têm uma taxa média de cliques em resultados de pesquisas de 64%, sendo estes divididos em 94% de resultados orgânicos e 6% de links patrocinados.

As buscas também ajudam os consumidores a encontrarem lojas. As páginas de localização tendem a contribuir com mais de 5% do tráfego médio das páginas de varejistas.

O estudo também analisou o comportamento de busca dos consumidores e constatou que cerca de 60% das consultas com termos específicos sobre produtos levaram a cliques, enquanto as pesquisas genéricas tiveram um percentual de 57%.