O Sebrae e o E-Commerce Brasil acabam de lançar a segunda edição da Pesquisa Nacional sobre E-commerce. O objetivo da pesquisa é entender a realidade dos empreendedores e pontuar os principais avanços e as dificuldades do comércio eletrônico no Brasil. O resultado da pesquisa será apresentado no dia 28 de julho durante o Fórum E-Commerce Brasil.
A primeira pesquisa desmistificou alguns números do varejo online brasileiro, dentre eles: o percentual de carrinho de compra abandonados, a taxa de conversão de vendas, o percentual do faturamento investido em marketing, etc. Ao todo foram colhidas 668 amostras no período de 9 de junho a 11 de julho de 2014. O índice de confiança, segundo o Sebrae, é de 95% com margem de erro de 4%. Veja a primeira pesquisa completa aqui.
A segunda edição permitirá conhecer um pouco mais do varejo online. Segundo a diretora executiva do E-Commerce Brasil, Vivianne Vilela, como a pesquisa permite respostas, sem identificar a loja, os empreendedores ficam mais confortáveis em compartilhar o status real das suas operações. “Somente através de pesquisas de porte nacional, como esta, poderemos conhecer, de fato, o status do varejo online brasileiro. Por isso a mobilização precisa ser de todos para incentivar para que muitos profissionais que fazem o varejo online respondam de forma honesta cada questão. O resultado será o retrato do maior setor econômico que tem feito diferença na geração de PIB, de emprego e renda”, aponta Vivianne.
A pesquisa também é uma iniciativa do Sebrae em disseminar, por todo o País, o conhecimento essencial para a gestão do dia-a-dia de uma loja online. Em seu portal, o Sebrae também mantém uma série de informações relevantes para empreendedores que pretendem abrir um e-commerce ou para quem já tem um e precisa melhorar a gestão. Confira aqui.
A pesquisa é anônima e será divulgada gratuitamente pelo Sebrae e E-Commerce Brasil. Participar da pesquisa é simples, anônimo e demanda poucos minutos, basta acessar este link. Em caso de dúvidas, você também pode enviar um email para: alexandre.lima@sebrae.com.br.