Logo E-Commerce Brasil

Saldões alavancam e-commerce brasileiro no início de 2012

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Os saldões realizados na primeira quinzena de janeiro foram os principais responsáveis pela alta das vendas em sites brasileiros de e-commerce, segundo um estudo publicado nesta terça-feira pela e-bit. Segundo a consultora, o comércio eletrônico cresceu 32% no período, quando levado em consideração os primeiros quinze dias do ano anterior.

A receita registrada foi de R$ 1,05 bilhão na primeira quinzena de 2012, enquanto em 2011 os ganhos chegaram a R$ 802 milhões.

O estudo também mostra que os lojistas brasileiros parecem estar mais eficientes em relação ao prazo acordado para entrega de mercadorias, com uma queda de 3% no índice de atraso, diminuindo dos 19% registrados no início de 2011 para 16% neste ano.

“Os e-consumidores têm encontrado empresas cada vez mais preparadas para atendê-los com eficiência. Isso é resultado de todo um trabalho por parte dos lojistas. No ano passado foram feitos investimentos em logística, centros de distribuição, tecnologia e capacitação profissional. Todo esse esforço só poderia trazer resultados positivos”, afirma a diretora da e-bit, Cris Rother.

O volume de pedidos em lojas virtuais brasileiras saltou 35% para 2,78 milhões em comparação de base anual, quando o total de solicitações havia sido de 2,06 milhões.
Entretanto, o tíquete médio não seguiu a tendência de alta e apresentou queda de 2% no período, de R$ 388 para R$ 379.

“Ainda assim, esse valor é maior que a média do ano inteiro de 2011, quando os gastos com as compras on-line ficaram próximos dos R$ 350”, afirma a diretora da e-bit

Dentre os produtos mais vendidos no início de 2012, os eletrodomésticos se destacaram nas vendas, enquanto produtos de informática e eletrônicos ocuparam, respectivamente, o segundo e o terceiro lugares no ranking dos mais consumidos.