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WebShoppers: os perfis dos usuários de internet nas 11 principais regiões do Brasil

Por: Eduardo Mustafa

Graduado em 'Comunicação Social - Jornalismo' com experiência em negócios, comunicação, marketing e comércio eletrônico e pós-graduado em 'Jornalismo Esportivo e Gestão de Negócios'. Foi editor do portal E-Commerce Brasil, do Grupo iMasters (2015 /2016), e atualmente é executivo sênior de contas na Gume

A E-bit/Buscapé divulgou os resultados da 32ª edição do relatório WebShoppers, levantamento que traça um raio-X do e-commerce.

Algo que se destacou esse ano foi a elevação de juros, a disparada da inflação, o aumento do desemprego e a desaceleração do crédito, somados à queda na renda, geraram uma perda na confiança do brasileiro, o qual em 2015 passou a ser mais seletivo, buscando realizar compras de produtos de forma mais planejada e racional.

Neste cenário econômico de maior instabilidade, os e-consumidores reportaram nos dois primeiros trimestres do ano que a intenção de compra no comércio eletrônico seria maior, uma vez que a Internet possibilita uma compra mais planejada ao permitir que preços e produtos sejam comparados com grande facilidade antes da decisão de compra.

Impulsionado por esta elevação de preços e potencializado por uma compra de produtos com melhor custo benefício, a E-bit verificou um aumento nominal de 13% do tíquete médio do e-commerce, atingindo o valor médio de R$ 377 no primeiro semestre do ano.

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Para entendermos a dinâmica de compra na Internet, é importante mencionarmos que, segundo o Nielsen IBOPE, o Brasil já tem mais de 103,4 milhões de pessoas com acesso domiciliar à Internet no Brasil. Em junho de 2015, o total de usuários ativos nos domicílios foi de 74,2 milhões com tempo médio mensal de exposição de 19h38min. A grande parte destes internautas está concentrada nas onze principais regiões metropolitanas do País, que representam 67% do IPC (Índice de Potencial de Consumo – Pyxis IBOPE Inteligência).

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Atualmente, é de extrema importância conhecer, estudar e monitorar constantemente o comportamento dos consumidores para poder direcionar de maneira objetiva as ações de marketing e vendas nas empresas de e-commerce.

De acordo com dados levantados pela E-bit, as vendas do comércio eletrônico recebem influência cada vez maior dos canais digitais, como, por exemplo, os comparadores de preços. Apenas 6% dos consumidores declararam que a mídia offline foi o principal influenciador para decisão de compra através de uma loja virtual.

Porém, quando questionados sobre a influência da Internet durante uma compra no varejo físico, 38% dos e-consumidores entrevistados que possuem algum dispositivo móvel responderam que utilizaram o smartphone e/ou tablet nos últimos seis meses para comparar preços enquanto estavam dentro de uma loja.

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A 32ª edição do relatório WebShoppers tem o apoio da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), E-Commerce Brasil e IAB, na divulgação dos dados para o mercado. O relatório completo estará disponível para download gratuito a partir desta quinta-feira, 20 de agosto, no site www.ebit.com.br/webshoppers.

O relatório completo estará disponível em breve no site: http://www.ebit.com.br/webshoppers

Fonte: E-bit