Logo E-Commerce Brasil

Redpoint vai investir US$ 130 milhões em start-ups brasileiras

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

A Redpoint e.ventures anunciou um fundo de US$ 130 milhões (equivalente a R$ 265 milhões) para investimento em start-ups brasileiras. Cinco empresas no país já receberam parte desse investimento. Dentre elas estão a Viajanet, Grupo Xangô, 55Social, Shoes4you e Sophie&Juliete.

Conforme o sócio-fundador da Redpoint e.ventures, Anderson Thees, os recursos provém do fundo de investidores internacional e devem ser aplicados em um período de três a quatro anos, em conjunto com 20 empresas. O modelo de negócio é comprar uma parte da start-up, mas sem objetivo de ter o controle da empresa que continuaria com seus criadores. “Estamos aqui para criar um sistema de apoio, mas o responsável pelo sucesso do negócio é o empreendedor”, conta.

O empresário explica ainda que após algum tempo, o fundo irá desfazer-se da participação na start-up por meio da venda para outras companhias ou para os sócios criadores da empresa ou ainda a abertura do capital na Bolsa.

Há também a expectativa de adaptar no Brasil ideias de negócios de start-ups do grupo e que são bem sucedidas em países como Estados Unidos, Rússia e China.

Incentivar a cultura do uso de capital de risco para o desenvolvimento do empreendedorismo no Brasil é o discurso da Redpoint e.ventures. Yann de Vries, também sócio da companhia, salienta que hoje existem de US$ 200 milhões a US$ 300 milhões em investimentos de capital de risco no Brasil, enquanto em países muito menores, como Israel, existem bilhões.