No ReclameAQUI foram registradas, entre os dias 23 e 24 de novembro, mais de 8 mil reclamações correspondentes a 187 empresas, relacionadas a problemas ocorridos durante o Black Friday. Os dados foram revelados pelo portal, o qual prevê um aumento no número de queixas nos próximos 30 dias, por conta dos atrasos nas entregas e falta de mercadorias.
Entre as principais reclamações dos consumidores, a propaganda enganosa lidera com 47%, seguido por site lento / fora do ar (28%) e impossibilidade de concluir uma compra (19%). Os demais motivos somam 6%.
O levantamento também revela que os dois sites da BW2, Submarino e Americanas.com, lideram em número de reclamações, com 407 e 402, respectivamente, seguidos por zuba Megaloja (194), Walmart (162) e Ricardo Eletro (159). Na sequência da lista das lojas com maior número de queixas estão: Casas Aurora (114), PontoFrio.com (112), Carrefour.com.br (104), Compra Fácil (103), Compredachina (87), Magazine Luiza (85), Extra.com.br (85), Casas Bahia (84), Saraiva (83), Mercado Livre (75), Fast Shop (72), Balão da informática (71), NetShoes (69), ShopTime (65) e Kabum! (59).
“Podemos concluir que a imaturidade das empresas diante dessa nova realidade, prejudica diretamente a sua imagem e o mercado, principalmente o e-commerce, pela crise de confiança gerada no novo consumidor” diz o ReclameAQUI.