Mesmo com sinais de retração econômica, o e-commerce brasileiro cresce de forma intensa. Segundo a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), o país atingiu a marca de 37 mil lojas virtuais em 2013 e a expectativa é alcançar 45 mil neste ano.
Ainda de acordo com a associação, o mercado conquistou 53 milhões de e-consumidores no ano passado, resultando no faturamento de R$ 32 bilhões, crescimento de 29% em relação a 2012. Junto com o desempenho das vendas, o segmento foi o campeão no ranking de reclamações relativas a problemas com o prazo de entrega das mercadorias.
A insatisfação cresce por conta das falhas na operação logística, o que prejudica a entrega dos produtos aos clientes. De acordo com um levantamento sobre logística no e-commerce brasileiro, realizado pela mesma ABComm no primeiro semestre, 61% das lojas sofrem com as reclamações de atrasos.
Entre algumas formas de solução dos problemas enfrentados pelos lojistas de e-commerce em relação à entrega, estão os serviços das plataformas de inteligência em logística que propõem entregas imediatas, principalmente para produtos de pequeno volume, como celulares, itens de informática, roupas e acessórios. Ao adotarem esse tipo de solução, as lojas virtuais podem concluir uma solicitação no mesmo dia e, em alguns casos, em aproximadamente uma hora, atendendo uma demanda latente e fidelizando o cliente definitivamente.
Atualmente, apenas 13% das lojas realizam entregas no mesmo dia, já que poucas estão adaptadas para oferecer esse tipo de facilidade. Entre as principais dificuldades da entrega imediata, está a capacidade da frota em suportar grandes variações de demanda e a falta de tecnologia de roteirização e acompanhamento em tempo real.
Com informações de: Último instante