O consumidor brasileiro reclamou menos do Black Friday em 2016 em relação ao evento do ano passado. De acordo com levantamento feito pelo site Reclame Aqui, das 18h desta quinta-feira (24) até o meio-dia de sexta-feira (25), a empresa havia registrado 1.179 queixas – em 2015, no mesmo período, foram cerca de 1580.
A queda representa uma diminuição de 25%, ao mesmo tempo em que as pesquisas às reputações das empresas antes da compra aumentaram.
A diminuição, no entanto, foi maior na madrugada, chegando a 36% entre meia-noite e 6h. Já entre 7h e 12h, a queda foi menor: 18% em relação ao ano anterior. O pico de reclamações nesta manhã aconteceu às 10h, com 182 registros. Em 2015, a hora mais forte foi 11h, com 215 reclamações.
O principal motivo de queixas dos consumidores, de acordo com o site, foi a propaganda enganosa. Em segundo lugar apareceram as divergências de valores, seguido de dificuldade para finalizar a compra. A maior causa de reclamações nos últimos anos, a maquiagem de preços, caiu para quinto lugar.
Para o CEO do Reclame AQUI, Maurício Vargas, as empresas se prepararam melhor para esta edição, mas não foi suficiente para encantar os consumidores. “O brasileiro continua desinteressado pelas ofertas. Os sites oferecem uma média de 26% de desconto e não os 50% ou 60% que todos esperam numa Black Friday”, disse.
Os produtos mais pesquisados nesta Black Friday foram smartphones, TVs e notebooks. Em seguida, vieram geladeira, sofá e fogão, produtos ligados a compras mais planejadas, o que aponta para uma consolidação da Black Friday como uma data de descontos aguardada para concretizar compras necessárias.
Quando considerados individualmente, o iPhone continua sendo o item mais pesquisado, seguido pelo Zenphone, da Asus, Playstation 4, X Box One e Moto G, da Motorola.
De acordo com o Reclame Aqui, o Black Friday não chegou nem perto de ser um assunto dominante. No Twitter, o único tema ligado à promoção que chegou aos dez principais Trendig Topics foi um tuitaço de fans de Luan Santana perto das 20h para divulgar ofertas da loja de produtos licenciados do cantor. Depois da meia-noite, a melhor posição foi da Saraiva, em 15º lugar, perto das 3h da manhã.