O Projeto Mercosul Digital, iniciativa criada entre a União Europeia e o bloco Mercosul, apresentou da tarde desta quarta-feira (18/04) o Manual de Boas Práticas para o uso eficiente do Comércio Eletrônico, com o objetivo de fomentar o setor na região.
O documento trata-se de um guia prático voltado para pequenas e médias empresas (MPMES), o qual aborda tópicos importantes para a implantação e manutenção de uma operação de comércio eletrônico, incluindo dicas de atendimento ao cliente, layout, mídias sociais, e-mail marketing e questões tributárias.
“Todas as áreas de gerenciamento de uma empresa, independente do porte, devem controlar questões da empresa como Fiscal, Tributário, Contábil, Logística, e Transportes. Estas atividades e as pessoas que operam estas atividades devem ser envolvidas na identificação e implantação das Melhores Práticas que a empresa vai assumir como suas, tanto num primeiro momento, como nas evoluções seguintes. Implantar as Melhores Práticas melhoram a capacidade de gerenciamento de seu negócio, pelo melhor conhecimento dos seus Processos”, informa o documento.
O Manual também mostra alguns dados importantes sobre o e-commerce referente ao ano de 2009. Na época, o Brasil movimentou US$ 5,24 Bilhões, representando 1% do varejo total, enquanto na Argentina este índice era de 5% (US$ 6,18 Bilhões).
O documento pode ser baixado gratuitamente clicando aqui.