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Profissionais do marketing buscam mais recursos para melhorar seu trabalho

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Um estudo apresentado em novembro de 2011 pelo E-Tailing Group e Bronto, mostra que quase um em cada três profissionais do marketing revelam que o aumento de recursos é o principal fator para aumentar o desempenho de seu trabalho corrente. Dados do “Surviving the Current Marketing Mania With a Solid 2012 Plan” indicam que esta condição foi 40% mais citada que insights do comportamento do cliente / CRM / dados e elaboração de relatórios / análises, com 13% cada, seguidos pelo SEO, links patrocinados locais e segmentação, também com 8% cada um. Outros canais digitais como mídias sociais (6%), dispositivos móveis (5%) e email (4%) foram considerados menos importantes por parte dos entrevistados.

De acordo com outro estudo divulgado pela IBM em outubro deste ano (Clique aqui para ler), 71% dos diretores de marketing (CMOs) sentem-se despreparados em relação ao grande aumento de informações disponíveis no mercado, enquanto 68% afirmam o mesmo para trabalhar em mídias sociais. Outras áreas citadas onde os CMOs se sentem despreparados são o crescimento no número de escolhas de canais e dispositivos (65%), mudanças demográficas dos consumidores (63%) e contrações financeiras (59%).

Ainda na entrevista realizada pelo E-Tailing Group, a maioria (31%) dos participantes afirma que espera um significante incremento nas receitas geradas com SEO para o próximo ano, enquanto uma proporção similar (30%) afirma o mesmo para campanhas voltadas para os dispositivos móveis (m-commerce, iPads, e outros aplicativos móveis). Já 20% dos entrevistados afirmam que canais digitais como o e-mail marketing e links patrocinados devem apresentar um aumento significativo nas receitas, enquanto apenas 14% esperam o mesmo para as mídias sociais.

Por outro lado, enquanto uma minoria prevê que as mídias sociais serão uma fonte significativa de receitas, 80% afirmam que devem aumentar seus orçamentos gerais destinados a estas plataformas (como blogs e sites de redes sociais), com 33% afirmando que este canal terá um aumento significativo na participação do seu orçamento geral.

Investimentos em SEO, visto como uma das principais fontes de receitas, devem ter o maior acréscimo nas participações dos orçamentos, com 83% dos entrevistados pretendendo aumentar recursos para esta área, enquanto 42% afirmam que estes acréscimos serão representativos.

Outro estudo publicado em novembro de 2011 pela Webmarketing123 também aponta as mídias sociais e o SEO como os canais que devem receber o maior incremento nos investimentos durante o próximo ano, com 60% dos participantes planejando aumentar seus orçamentos em mídias sociais, enquanto 53,1% afirmam o mesmo para SEO.