Logo E-Commerce Brasil

Produtos eletrônicos são os mais vendidos pelo e-commerce nos EUA

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

A categoria de produtos Eletrônicos foi a mais citada por consumidores em geral e pelos proprietários de smartphones como o tipo de bem de consumo o qual mais analisaram em uma unidade de varejo física para posteriormente comprar pela internet, de acordo com dados divulgados em outubro de 2011 pela Retrevo.

Dados do “The Future of In-Store Shopping is Mobile” mostram que aproximadamente 85% de todos os consumidores e 58% dos proprietários de smartphones afirmaram ter comprado um produto eletrônico após checá-lo em uma loja.

As categorias de calçados e vestuário aparecem logo em seguida, com respectivamente 32% e 31% dentre os consumidores no geral, e 41% e 39% dos proprietários de smartphones. È útil ressaltar que os proprietários de smartphones se mostraram mais propensos a checar produtos em lojas para a posteriormente comprar pelo e-commerce em todas as categorias de produtos listados na pesquisa.

Ainda segundo o estudo, cerca de 78% dos proprietários de smartphones e 66% dentre os consumidores em geral analisaram um produto em uma loja online para depois comprar em outra loja da rede.

Smartphones auxiliam nas compras dentro de lojas

Mais da metade dos entrevistados e proprietários de smartphones afirmam ter utilizado algum dispositivo móvel dentro de uma loja física para lhes auxiliassem nas compras.

A maioria deles ou 42% utilizaram seus telefones para checar preços, já 25% dos entrevistados apenas pegaram cupons (25%), enquanto o restante dos 29% o fizeram para verificar as classificações e comentários de outros usuários da internet sobre produtos que considerariam comprar.

Aplicativos de varejo baixados na internet não se mostraram úteis

Cerca de 43% dos proprietários de smartphones instalaram e utilizaram alguns aplicativos voltados para o varejo online. Entretanto, os dados da Retrevo indicam que apenas 14% dos usuários que o fizeram afirmam ter ajudado de alguma forma.

Consumidores de produtos eletrônicos sentem-se “oprimidos”

Entre os entrevistados na pesquisa, abordou-se a questão de indecisão na hora da compra. Destes, 53% afirmam ir às lojas de aparelhos eletrônicos e não adquirirem nenhum produto. Alguns afirmam da má atenção e da falta de informação por parte de alguns vendedores.

Consumidores forçam presença móvel para o varejo

A maioria dos varejistas de diversos países concorda que os consumidores evoluíram tão rapidamente que se sentem forçados a ter alguma forma de presença móvel, de acordo com a pesquisa feita em setembro de 2011 pela RSR Research.

Alguns dados do trabalho “Keeping Up With The Mobile Consumer” indicam que 78% dos varejistas consultados concordam com esta pesquisa.

Outros 13% dos entrevistados foram neutros quanto a esta questão, o que significa que apenas 9% não concordaram com o resultado.

Além disso, 81% dos varejistas acreditam que usos e impactos da revolução móvel ainda não foram totalmente concretizados. Cerca de 24% concordam fortemente com esta afirmativa sobre as novas tecnologias, e apenas 10% dos entrevistados não concordaram.

Ainda sobre os clientes que compram virtualmente 46% tem opiniões formadas sobre este segmento, enquanto 35% foram neutros em suas respostas e o restante dos 19% obtiveram-se negativos à questão.