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Procura por cupom de desconto no e-commerce cresce 31% no último ano

Por: Eduardo Mustafa

Graduado em 'Comunicação Social - Jornalismo' com experiência em negócios, comunicação, marketing e comércio eletrônico e pós-graduado em 'Jornalismo Esportivo e Gestão de Negócios'. Foi editor do portal E-Commerce Brasil, do Grupo iMasters (2015 /2016), e atualmente é executivo sênior de contas na Gume

Febre em 2011, o segmento de compras coletivas disponibilizou milhares de cupons para uso em restaurantes, shows e outros serviços. Apesar do crescimento exponencial, o mercado não conseguiu se consolidar e entre 2011 e 2015 apresenta queda acumulada de 90% em popularidade.

Apesar da queda na busca por compras coletivas, o levantamento do CupoNation ressalta que a procura por cupom de desconto cresceu 31% nos últimos 12 meses. Desde 2011 o crescimento acumulado já atinge a marca de 710%.

“Apesar de ambos os segmentos utilizarem o termo cupom de desconto, as ferramentas e modelo de negócios são bem distintos. O cupom de desconto online tem como objetivo auxiliar o consumidor enquanto ele compra no e-commerce. Já os cupons de compra coletiva oferecem ofertas relâmpago e agressivas em sua maioria de lojas físicas. Em outras palavras oferecemos descontos para quem procura por produtos nas principais lojas online do país”, explica Maria Fernanda Antunes Junqueira, cofundadora e CEO do CupoNation.

O crescimento na procura por cupom de desconto online é decorrente do desenvolvimento dos players que oferecem esse tipo de serviço, assim como reflexo do alto grau de maturidade que o comércio eletrônico tem atingido no Brasil. O número de e-consumidores tem crescido a cada ano e tem impactado positivamente a consolidação do segmento.

Segundo relatório recente do E-bit, empresa especializada em informações do comércio eletrônico, no primeiro semestre de 2015 o e-commerce obteve receita de R$ 18,6 milhões, aproximadamente 121% a mais que no mesmo período em 2011, quando o faturamento foi de R$ 8,4 milhões.

O levantamento realizado pelo CupoNation levou em consideração dados pesquisados no Google, buscador online mais utilizado pelos brasileiros. Já segundo o E-bit, a projeção é que em 2015 o e-commerce fature R$ 41,2 milhões, aumento de cerca de 15% em relação ao ano anterior.